O que é bom para espantar escorpiões?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Alfazema, lavanda, citronela, cânfora, alecrim, hortelã são alguns exemplos de plantas que podem ajudar a espantar, não somente insetos, mas também os temidos escorpiões. Contudo, elas devem ser cultivadas em locais estratégicos em volta do imóvel, principalmente nas áreas externas.

A utilização diária do Alfazema e Cravo afasta pragas, como formigas, abelhas, grilos, moscas, gafanhotos, barbeiro, escorpiões, aranhas, mosquitos, mosquito da dengue.

Uma das indicações é usar água sanitária. Para Sulauei, não há problema algum em usá-la nos cômodos. Veja como aplicar: “Você pode, sim, usar água sanitária para afastar escorpiões da casa, mas o produto vai apenas manter o bicho longe, não eliminá-lo”, detalha a especialista.

Principais medidas de como espantar escorpião
Manter a grama aparada; Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos numa faixa de um a dois metros junto às casas; Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas.

Canela em pó também é um repelente natural
Como também se trata de um repelente natural, é importante que espalhe bastante canelo nos arredores, de forma que, o escorpião perceba a presença da canela e se afaste. Em ambas as dicas, os escorpiões não serão mortos e os repelentes não agirão como veneno.

O seu veneno pode ser letal em crianças e idosos. E muita atenção: eles andam em pares.

Por subir as paredes, dentro de casa por exemplo, um escorpião pode subir em uma cama, principalmente durante a noite que é o período que eles mais ficam ativos, e assim ter mais chances de picar alguém que possa estar dormindo.

Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).

Sim, existem venenos para o combate do escorpião. Mas antes de falar sobre venenos, precisamos entender quais são os perigos e os motivos de evitar o contato com essa espécie. O que é um escorpião e quais os riscos à nossa saúde?

De hábitos noturnos, os escorpiões ficam escondidos durante o dia, e de noite saem para se alimentar. É comum surgirem pela rede de esgoto e, por esse motivo, é bom evitar condições de umidade, como toalha pendurada ou roupa molhada no chão e também tapetes, que servem de abrigo.

A orientação é que moradores que encontrem escorpiões devem vedar os ralos da casa, portas e janelas, dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião), jogar água quente nos ralos, e se for possível passar querosene nos arredores do quintal, pois o cheiro afasta o escorpião.

Geralmente, se o local teve indícios de escorpião, como no caso do aparecimento de um deles, é preciso avaliar todo o perímetro e ter certeza se não há mais nenhum. Entre as duas espécies que mais aparecem nas grandes cidades, o escorpião amarelo e o marrom, uma delas pode se proliferar de forma muito fácil e rápida.

insetos

São animais carnívoros, alimentam-se principalmente de insetos, como baratas e grilos. Com hábitos noturnos, durante o dia estão sob pedras, troncos, entulhos, telhas, tijolos.

lacraias

Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.

Escorpião amarelo

Escorpião amarelo
É a espécie de escorpião que causa mais acidentes. Possui hábitos intradomiciliares. Seu veneno é perigoso para a saúde humana, agindo no sistema nervoso da vítima. A picada provoca dor intensa no local atingido e se amplia por todo o corpo.

Na teoria existem alguns significados: há quem acredite que o escorpião representa traição, ciúmes, vingança e ressentimento, entre outros sentimentos; outros, por sua vez, creem na transformação, renascimento e proteção.