O que é bom para picada de escorpião remédio caseiro?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Caso você ou qualquer outra pessoa tenha sofrido com uma picada de escorpião, deve-se apenas lavar o local com água e sabão e aplicar compressas mornas para aliviar a dor.

O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

Além disso, o profissional pode recomendar a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios, ou em casos mais graves, o uso de soro antiescorpiônico seguido de soro fisiológico para que o paciente possa se manter hidratado.

As picas do escorpião centruroides sculpturatus tipicamente têm início de sintomas imediatamente e atingem seu pico em 5 horas, em crianças pode ocorrer evolução para estágio IV em 30 minutos. Em geral, os casos de envenenamento por escorpião, embora mais comuns em adultos têm pior evolução em crianças.

Para aliviar a dor e a inflamação no local da picada, recomenda-se a aplicação de compressas com água morna e o uso de analgésicos ou de anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, por exemplo, receitados pelo médico.

O que fazer em caso de picada de escorpião?

  1. Não utilizar garrotes ou torniquetes;
  2. Não fazer incisões no local da picada;
  3. Não aplicar querosene, amoníaco, e outras substâncias no local da picada;
  4. Não administrar bebidas alcoólicas;
  5. Manter o paciente em repouso, evitando caminhar;
  6. Manter o paciente hidratado.

Não ingerir bebida alcoólica, álcool, querosene, gasolina ou fumo no intuito de parar a dor, pois além de não agir contra o veneno, ainda poderá causar complicações no quadro clínico; Não colocar gelo ou água fria no local da picada, pois acentua a dor.

O veneno de escorpiões comuns, de espécies que são facilmente encontradas pelo Brasil afora, pode ser letal, especialmente para crianças. Para evitar acidentes fatais, o ideal é, em caso de picada, lavar a pele com água e sabão e aplicar gelo para reduzir a dor e o inchaço.

O veneno dos escorpiões é neurotóxico. Sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados.

“A pessoa deve procurar auxílio médico o mais rápido possível, mas, como a picada provoca muita dor, caso tenha algum analgésico de uso habitual, como dipirona ou paracetamol, pode tomar até chegar ao médico”, explica. Na maioria dos casos, o tratamento é feito através de bloqueio anestésico para a dor.

Sintomas. Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de escorpião, mas há casos em que a dor é discreta. Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.

Não aplicar qualquer tipo de substância sobre o local da picada (fezes, álcool, querosene, fumo, ervas, urina), nem fazer curativos que fechem o local, pois isso pode favorecer a ocorrência de infecções. Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada.

IMPORTANTE: Todo paciente submetido a tratamento soroterápico deve ficar em observação por, no mínimo, 24h. Legenda: SAB: Soro antibotrópico (pentavalente); IV: Intravenoso; EPA: Edema Agudo de Pulmão.

Depois, lavar o local com água e sabão. Se estiver com dor, compressas com agua e gelo e analgésico são indicados. Se inchar, procure um hospital. Outra picada que pode matar é a do escorpião.

á o escorpião-marrom também é conhecido como escorpião-preto. É mais encontrado no Leste e Centro do Brasil. Mede cerca de 6 cm de comprimento e não é uma espécie agressiva. Possui um veneno menos potente do que o do escorpião-amarelo.

Polaramine possui uma linha completa para o alívio das alergias*. É indicado para alergias respiratórias, alergias de pele e picadas de inseto, aliviando sintomas como coriza, espirro e coceira.