Quanto tempo dura a paixão segundo a psicologia?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses.

Fase 1 - Paixão
Nessa fase ocorre o encontro de duas pessoas que idealizam a outra e sentem uma forte atração física, intelectual e afetiva. É o momento em que a outra pessoa parece perfeita.

De acordo com a psicóloga, amar alguém nunca será instantâneo, o amor nasce com o tempo. “Mas acredito que uma parceria amorosa possa nascer de várias formas, não somente através do processo fisiológico da paixão.

O que ama nunca pergunta, simplesmente entrega tudo o que tem. O amor não está preocupado com o que vai ganhar e sim com o que vai entregar. A paixão só quer mais e mais e sua preocupação principal é absorver o outro o máximo que possa, é estar em fusão permanente com o objeto da sua paixão.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Quando a paixão termina, é hora do amor baixar os níveis de ansiedade. Isso porque nosso corpo não aguentaria se manter nesse estado de euforia que a paixão desencadeia por muito tempo.

Esse estado não dura muito, estudos apontam que o tempo médio é seis meses. Em outras palavras, a primeira fase da paixão terminaria quando o estado de semi-alucinação causado pela ativação de neurotransmissores parasse.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

Não conseguir esquecer uma pessoa, segundo espiritismo, pode ocorrer devido a um apego emocional que criou cordões energéticos difíceis de serem rompidos. Dependendo do motivo do término da relação, essa prisão energética fica ainda mais forte, como é o caso da rejeição.

Veja a seguir como dar um basta na situação e finalmente superá-la:

  1. Corte o mal pela raiz. A indicação da especialista é ocultar as postagens ou bloquear a pessoa das redes sociais. " ...
  2. Foque no seu bem-estar. ...
  3. Deixe o calendário de lado. ...
  4. Não projete o alívio em um novo amor. ...
  5. Deixe a natureza agir. ...
  6. Honre sua própria história.

Quer esquecer um amor impossível? Estas dicas podem ajudá-lo/a

  1. Defina a razão pela qual o amor que vive é impossível. ...
  2. Analise as suas fantasias sobre o amor. ...
  3. Reconheça os aspetos negativos. ...
  4. Aceite que é o momento de esquecer. ...
  5. Elimine vínculos e suprima memórias. ...
  6. Mude a sua rotina, experimente algo novo. ...
  7. Dê tempo ao tempo.

A descarga de dopamina, responsável por uma sensação de felicidade tão intensa e anestesiante que seu efeito se assemelha ao da cocaína, ainda causa uma mudança nos níveis de alguns hormônios.