É normal ficar muito estressada na TPM?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Durante a TPM, a mulher pode estar mais sensível e irritada. Sabendo disso, quando perceber que está começando a perder o controle ou se sentir mal, interrompa por um momento o que estiver fazendo e respire. Tente relaxar e não se expor a situações de estresse durante esse período.

"Nesse período do ciclo feminino é frequente uma fase de melancolia, de leve depressão; um sentimento um pouco de isolamento, de falta de vontade em relação às coisas, e um aumento da irritabilidade. Mas se você sofre do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, há uma exacerbação das questões emocionais e até físicas.

Ainda mais se a combinação de estresse com tensão pré-menstrual se tornar um ciclo vicioso exacerbado. Se ansiedade e irritação leves são parte de seus padrões de TPM, tente acalmar os nervos, fazer exercícios de respiração, meditação, massagem como quiropraxia ou até mesmo terapia.

Sintomas de TPM menos comuns
Para algumas mulheres, a dor física e o estresse emocional são graves o suficiente para afetar suas vidas diárias. Independentemente da gravidade, os sintomas geralmente desaparecem dentro de quatro dias após o início do período menstrual para a maioria das mulheres.

Entre os sintomas mais comuns da TPM estão: irritabilidade, tristeza, cansaço, inchaço das mamas, dor nas pernas ou no corpo todo, cólicas, acne e alterações no apetite. Outros sinais podem aparecer, variando de pessoa para pessoa, e esse fenômeno pode ter início logo na primeira menstruação.

O transtorno disfórico pré-menstrual é uma forma de TPM na qual os sintomas são tão graves que interferem no trabalho, nas atividades sociais ou nos relacionamentos. A TPM inclui qualquer combinação das seguintes opções: humor irritável, ansiedade, mau humor, depressão, dores de cabeça ou seios doloridos e inchados.

Os sintomas criteriosos para o diagnóstico do transtorno disfórico pré-menstrual são oscilação de humor, irritabilidade, depressão e ansiedade. Todos devem ser mais intensos que os sintomas da tensão pré-menstrual para serem considerados graves.

Alimentos que pioram os sintomas da TPM
Café – muita cafeína pode desidratar o corpo; Álcool – o motivo é o mesmo do café: a desidratação vai aumentar os sintomas da TPM; Alimentos ricos em açúcar – eles fazem a pessoa ficar muito cansada e não são nada saudáveis.

Os sintomas mais comuns dessa fase são: irritabilidade, instabilidade emocional, indisposição, inchaço, dores abdominais e nas mamas, cansaço e apatia sem motivos aparentes, mudanças súbitas de humor, tendência depressiva, aumento da ansiedade e dor de cabeça¹,².

Alguns dos sintomas mais comuns são: alterações emocionais e de humor (nervosismo, tristeza, irritabilidade, pânico, depressão e outros); dores de cabeça; problemas de memória e concentração; dificuldade para dormir; fadiga; constipação; mudanças de apetite; facilidade para chorar; sentimentos de rejeição.