É normal ficar lubrificada antes de menstruar?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Nessa fase o desenvolvimento do óvulo ocorre à secreção do estradiol, conhecido como o principal hormônio da mulher. A mulher pode sentir a sua vagina um pouco mais lubrificada e pode ter aumento da libido, de acordo com a ginecologista.

Talvez você já tenha percebido na calcinha um corrimento levemente esbranquiçado, sem cheiro. A secreção pode vir acompanhada de um pequeno inchaço e um aumento de sensibilidade no abdômen. Muitas vezes, trata-se de um um aviso do corpo. Dali a uns quatro ou cinco dias, a menstruação vai descer.

Seios doloridos, aparecimento de espinhas nas mais jovens e uma alteração de humor - ora mais triste, ora normal- são indícios fortes que indicam o que está por vir². A dor de cabeça também é um sintoma recorrente, e se explica pela baixa de estrogênio.

O corrimento típico pode ser inodoro ou ter algum cheiro, mas normalmente esse cheiro é suave e não incômodo. Ele pode se misturar à urina ou ao sangue durante a menstruação e isso pode influenciar o cheiro sentido na roupa íntima.

Como sentir o colo do útero? Algumas mulheres fazem uma espécie de autoexame para entender o próprio ciclo, ou mesmo para saber o tamanho adequado de absorventes internos ou coletores menstruais. Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina.

Se você está tendo cólicas e se sente cansada perto do início do período menstrual, talvez esteja se perguntando se esses sintomas significam que sua menstruação está chegando ou que você está grávida. A única forma de saber se é TPM é se a menstruação vier logo depois.

Antes da menstruação descer, estamos ovulando. Nesse processo, o colo do útero tende a ficar mais baixo. Mas atenção: isso não é uma regra e pode variar para cada pessoa. Além disso, naturalmente, o colo do útero fica mais aberto com a chegada do período menstrual, para permitir que o sangue desça pela vagina.

Algumas semanas a alguns dias antes do final da gravidez, o tampão mucoso, um muco espesso e gelatinoso que se forma no primeiro trimestre para selar o colo do útero durante a gravidez, será eliminado. O tampão mucoso às vezes fica corado de rosa com sangue.

Mas, é possível notar a diferença no uso do papel higiênico ao secar a região vaginal. A secreção do tampão mucoso não apresenta odor, de maneira geral é bastante espessa e mede aproximadamente 5 centímetros. Além disso, demonstra uma consistência gelatinosa e, na maior parte dos casos, pode vir com um pouco de sangue.

Se o teu corrimento é aquoso mas te provoca comichão, é possível que tenhas algum tipo de infeção, como uma vaginose bacteriana ou candidíase. Procura o teu médico para que te examine e prescreva o tratamento adequado. Normalmente, esta situação é facilmente resolvida com a medicação certa.

Menstruação atrasada, enjoos e vômitos. Inchaço e dor abdominal, considerados comuns, assim como aumento das mamas e vontade frequente de urinar. Mais cansaço e sono, além de constipação intestinal, alterações no paladar e aversões a odores e cheiros.

Antes do atraso menstrual, é possível que surjam alguns sintomas que podem indicar gravidez, como dor nas mamas, cansaço excessivo e cólicas, por exemplo.

A dilatação cervical: se o orifício do colo está aberto e quão aberto ele está; Nas fases mais iniciais o útero poderá ter um formato um pouco diferente do habitual e isso pode ser percebido no toque; Se é possível sentir o bebê e qual parte do bebê está para baixo; Se o bebê está encaixado ou não.

O procedimento é feito com a grávida deitada de barriga para cima, com as pernas afastadas e os joelhos dobrados. O médico ginecologista introduz dois dedos e toca o colo do útero.

Teste do cotonete
Este teste deve ser feito alguns dias antes da data prevista para a descida da menstruação e serve para identificar mais precocemente se a menstruação está descendo. Assim, se o cotonete ficar sujo, pode indicar que a mulher não está grávida porque a menstruação está chegando.

Em caso positivo, há alguma alteração relevante? Sim, na gestação a vagina fica muito mais molhada.