O que comer para evitar TPM?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Nutricionista do HCor indica alimentos que auxiliam no combate à TPM

  • Frutas e legumes com cores vermelhas e alaranjadas como: cenoura, abóbora,tomate, morango, melancia, laranja, tangerina;
  • Espinafre, brócolis e couve-manteiga;
  • Banana;
  • Oleaginosas como nozes, amêndoas, castanha do Pará;
  • Aveia;
  • Leite e derivados magros;

Cinco alimentos para enfrentar melhor a TPM

  1. Oleaginosas (feijão, lentilha, ervilhas...)
  2. Banana.
  3. Aveia.
  4. Peixes de mar profundo.
  5. Verduras escuras.

Frituras, carnes gordas e outros alimentos gordurosos aumentam a inflamação no organismo, e dessa forma pode agravar as cólicas, acne, dor de cabeça e alterações no humor. Por essa razão, no período pré-menstrual, substitua as fontes de gorduras ruins pelas boas.

Recorra aos chás diuréticos e calmantes
Também existem remédios naturais para a TPM, que ajudam a combater seus sintomas. O chá de valeriana é um calmante natural. O maracujá também tem essa propriedade. Para desinchar, você pode recorrer aos chás ou consumir alimentos que têm ação diurética.

A vitamina B6 se faz necessária pois ela é essencial no processo de síntese da serotonina (hormônio do bem-estar)¹,³, o que pode ajudar noalívio de sintomas típicos da TPM, como dor de cabeça, cólicas, irritação e o desejo por doces e outros carboidratos.

Pode comer ovo menstruada? Sim, pode comer ovo menstruada! Ao longo do tempo, instaurou-se a crença de que o ovo poderia deixar a menstruação com mau cheiro. Essa ideia não tem nada a ver, afinal, o sangue menstrual não possui cheiro fétido, apenas um odor natural de ferro.

Tipos de TPM
TIPO A - A TPM do tipo A está relacionada à ansiedade devido à queda do estrogênio, responsável por baixar o estresse e liberar adrenalina e cortisol. Os sintomas associados são: ansiedade, insônia, tensão, alterações de humor e irritabilidade.

Banana é aliada para amenizar sintomas da TPM.

Comer chocolate menstruada faz mal? Não, você pode comer chocolate durante a menstruação. Porém, é melhor não exagerar na quantidade de chocolate ao leite e de outros doces. Isso porque, o açúcar é um alimento inflamatório que em excesso pode causar maior retenção de líquido, o que tende a piorar as cólicas6.

Mesmo com poucos estudos apontando que o limão pode diminuir o fluxo menstrual, ele não chega a ter um efeito impactante na sua menstruação – e não há contraindicação para essa fruta tão gostosa e versátil.

Outro mal que atormenta as mulheres na TPM é o estresse e a dificuldade para dormir, e o clássico chá de camomila pode ser um ótimo aliado para auxiliar a reverter esses quadros. É sempre bom lembrar que nada em excesso é bom, nem mesmo os chás, mesmo que sejam uma opção natural frente aos remédios convencionais.

O transtorno disfórico pré-menstrual é uma forma de TPM na qual os sintomas são tão graves que interferem no trabalho, nas atividades sociais ou nos relacionamentos. A TPM inclui qualquer combinação das seguintes opções: humor irritável, ansiedade, mau humor, depressão, dores de cabeça ou seios doloridos e inchados.

Recomendo glicinato de magnésio ou bisglicinato (o mineral unido ao aminoácido glicina). É o tipo de magnésio que é mais absorvível e o menos susceptível de causar diarreia. O bisglicinato de magnésio tem o benefício adicional da glicina, que acalma o sistema nervoso e melhora a sensibilidade insulínica (14,15).

Não pode lavar o cabelo
Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça.

É também tecido de revestimento uterino, óvulo não fertilizado e, claro, os fluidos normais que a sua vagina elimina. Além dessa combinação, o ambiente ácido da vagina e a presença de diferentes tipos de bactérias saudáveis que se misturam ao fluido menstrual também contribuem para produzir um odor característico.