Quanto tempo dura a gestação de uma cadela?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 14 votos

O cão, no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero carnívoro da família dos canídeos, subespécie do lobo, e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos.

9 meses

Enquanto a gestação humana dura longos 9 meses, a gestação de uma cadela é bem mais rápida: em média, dura 63 dias (podendo variar de 58 a 68 dias), independentemente da raça ou do porte do cão. Uma das formas de como saber se a cadela está grávida é prestando atenção nos hábitos do animal.

1º etapa: Nas 12 a 24 horas que antecedem o parto, a temperatura da cachorra diminui, o útero começa a se preparar por meio de pequenas contrações, a vulva (canal vaginal) se dilata e, nesta fase, ela fica inquieta, nervosa, pode se recusar a comer, treme e prepara seu “ninho” (local aconchegante onde deseja ter o ...

Alguns cães pequenos ou de médio porte costumam parir entre 1 e 2 cãezinhos na primeira gestação, mas quando se trata de um cachorro grande esse número pode ser um pouco maior, entre 3 e 5 filhotes - lembrando que, no caso de animais maiores, o primeiro cio pode demorar um pouco mais para acontecer, normalmente entre ...

O tempo para o nascimento de todos os filhotes pode variar de poucas horas chegando a 24h ou 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote pode variar entre 10 a 30 minutos.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha.

Cadela prenha pode tomar banho? Pode e deve! Um bom banho sempre é bem-vindo! A rotina de higiene da cadela grávida deve seguir normalmente, ela precisa se proteger de parasitas e evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Oferecer uma ração de qualidade e em uma quantidade maior também é fundamental para a amamentação dos filhotes. Nesse período, é interessante que a ração esteja disponível na tigela para que ela possa se alimentar quando quiser. A hidratação está relacionada diretamente à produção de leite.

Se o animal se sente ameaçado, vai comer a cria como forma de proteger a si próprio, aos filhotes e à matilha. Então, a melhor coisa a se fazer nesse caso é reservar um ambiente bem confortável e tranquilo onde a fêmea possa ficar com os seus filhotes.

Outra forma de saber se ainda há filhotes na barriga da cadela, é observar os movimentos dela após o nascimento dos cães. Se você notar que a cadela ainda está tendo contrações e ficar deitada por mais de 30 minutos a uma hora após o nascimento do último filhote, pode ser que ainda há um na barriga.