Quando a cachorra sangra muito no cio?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Além das alterações no comportamento, o corpo dá sinais de que a pet está prestes a ovular. A vulva, região da vagina, fica inchada e algumas cadelas podem apresentar sangramentos e secreção de um líquido transparente. O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes.

Uma alternativa que ajuda muito a lidar com os sangramentos da cadela no cio é o uso do absorvente para cachorro. Sim, o produto existe e é muito útil nesses momentos.

O sangramento da cadela no cio, por exemplo, dura de 5 a 10 dias e marca a primeira fase, chamada proestro. Nessa parte do ciclo, as fêmeas atraem os machos pelo cheiro dos feromônios que ela libera, mas a cadela ainda não permite a aproximação.

É possível perceber que sua cachorra está prestes a entrar no cio: além de sua vulva inchar e ficar com uma coloração mais escura e o sangramento, que ocorre nos os dias anteriores ao que ela irá, de fato entrar no cio.

A duração do cio em cadelas varia entre 15 e 20 dias, portanto sua cadela pode ainda estar no cio.

Como você pode ver, se a sua cadela sangra muito ou pouco no cio, é relativo. É normal existirem sangramentos diferentes, por isso, o mais importante é que você não observe nenhum sinal de alarme, como por exemplo febre, dor, pus ou a apatia.

Como dito, é normal a cadela sangrar no início do proestro, mas o dono deve ir verificando se o fluxo diminui e a cor vai escurecendo ao longo das semanas. Obviamente as secreções não devem cheirar mal, pois podem significar infecção. A quantidade também varia muito.

Além dos sintomas já mencionados, como inchaço das mamas e vulvas, além do sangramento, o comportamento da fêmea no cio também pode mudar. Por exemplo, ela pode estar mais carente e chamando mais atenção do que o normal. Também é comum que os machos do mundo canino se aproximem muito mais da sua cadela neste período.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

Normalmente, o cio acaba com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

É feita uma pressão direta sobre a ferida, usando um pano limpo ou curativo. Mantenha até que ocorra a coagulação. A interrupção precoce dessa manobra pode remover o coágulo recém-formado, reiniciando o sangramento; Elevação do membro.

O choque hemorrágico, pode ser provocado por diversas razões, que variam desde traumas, desidratação, hemorragias, vômitos, diarreias intensas e até queimaduras. Além disso, o uso de anticoagulantes e outros medicamentos também podem causar esta condição de saúde.

O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas após o início do sangramento. A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atenta ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

Não, cadelas castradas não deveriam entrar no cio
Dentro do ciclo estral, o cio corresponde à etapa em que a cadela é receptiva ao macho para que ocorra a fecundação. Tanto o estro quanto as demais etapas do ciclo estral dependem das variações dos hormônios sexuais, com destaque para estrogênio e progesterona.