Quanto tempo demora para fazer uma cirurgia de fimose pelo SUS?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A cirurgia é simples e geralmente leva de 30 a 40 minutos. O procedimento é feito com anestesia local e o paciente não precisa de nenhum cuidado específico prévio.

Dependendo da sua cidade, é possível consegui-la em até 48 horas, apenas. Porém, tudo depende do juiz responsável pela decisão. Também é possível reclamar junto à Ouvidoria Geral do SUS, ligando no telefone 136, ou online, pelo Fala.br.

Em homens adultos, pode provocar, além do câncer de pênis, problemas no desempenho sexual. Nas crianças, é comum causar dor e inflamação. A cirurgia de fimose é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas o tratamento adequado é feito caso a caso, conforme orientação médica.

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

Acionamento do próprio SUS ou Secretaria responsável
Explicar a situação, protocolar o pedido de atendimento urgente e tentar resolver através desses órgãos é a maneira mais tranquila para que se veja atendida uma necessidade.

A criança é hospitalizada durante 1 dia, apenas para garantir os cuidados médicos necessários, especialmente após a cirurgia; O procedimento pode ser feito com anestesia geral ou local; A duração da cirurgia é em torno de 1 hora; O repouso em casa deve durar pelo menos 3 dias.

Alta do hospital ocorre no mesmo dia e você deve manter o repouso, evitando caminhadas e atividades físicas leves por aproximadamente 48 a 72 horas.

A recuperação da cirurgia de fimose costuma ser rápida. Entre 8 e 10 dias, embora haja desconforto na região, a dor e sangramento normais não estarão mais presentes. Se tudo correr bem, o paciente pode ser liberado para voltar às suas atividades normais entre 15 e 30 dias.

A fimose pode causar um certo desconforto na vida sexual do homem, já que há excesso de pele no órgão. Nesses casos, os homens podem relatar dor, laceração, inchaço ou sangramento. Mas o impacto dessa condição vai muito além disso, já que o prepúcio pode dificultar a limpeza da área íntima, especialmente da glande.

Postec é uma pomada de uso dermatológica receitada para o tratamento clínico de fimose, caso onde há estreitamento do prepúcio no órgão sexual masculino.

Projeto define prazo máximo de 15 dias para realização de consultas agendadas no SUS. O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde.

Nas demandas de usuários do Sistema Único de Saúde – SUS por acesso a ações e serviços de saúde eletivos previstos nas políticas públicas, considera-se excessiva a espera do paciente por tempo superior a 100 (cem) dias para consultas e exames, e de 180 (cento e oitenta) dias para cirurgias e tratamentos.

Em primeiro lugar está a escassez de recursos suficientes ou não previstos no orçamento, que está relacionado também à compra de medicamentos. A ausência dos especialistas seria um dos motivos para a demora, em média, de até três meses para a consulta com um ortopedista, por exemplo, como registrado no levantamento.

Bebês, crianças e adultos podem realizar o procedimento. Em geral, na infância opta-se por esperar o menino alcançar a idade de 5 a 7 anos, período no qual tenta-se controlar a patologia através de medicamentos. No entanto, em alguns casos, é preciso realizar a cirurgia mais cedo.

Inchaço e sensibilidade: Em primeiro lugar, é comum ocorrer inchaço na região genital após a cirurgia. Além disso, pode haver sensibilidade e desconforto ao toque. Ambos geralmente diminuem gradualmente ao longo do tempo; Dor: De fato, é normal sentir algum nível de dor após a cirurgia.

Cirurgia de fimose com sedação, anestesia geral ou regional
É feito na região da base do penis, logo abaixo do osso púbis, com uma agulha fina. Isso deixa a região amortecida durante e após a cirurgia. Dessa forma, o conforto no pós operatório é maior.