Quanto tempo demora para curar a candidíase?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

O tempo que leva para a candidíase sumir varia conforme a gravidade da infecção e a resposta do corpo ao tratamento. Na maior parte dos casos, os incômodos da candidíase começam a diminuir em poucos dias após o uso de antifúngicos, mas os sintomas podem desaparecer completamente apenas após duas semanas.

Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Sinais de melhora. O tratamento para candidíase masculina é positivo quando há redução do desconforto durante a relação sexual, bem como, a vermelhidão e o inchaço. Ao lado desses sinais, o desaparecimento das placas esbranquiçadas no pênis e do corrimento também são manifestações que indicam sucesso com o tratamento.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Mantenha sua área vaginal limpa. Use água e sabonete de PH neutro sem cheiro. Enxágue bem; Mas não esfregue muito a vulva, a parte externa do aparelho genital feminino, ao lavá-la.

Se você tem quadros de candidíase de repetição, procure orientação profissional. Se for preciso, busque mais de uma opinião médica. As causas da infecção por cândida podem variar e, portanto, o tratamento também. Muitos fatores estão associados à candidíase de repetição.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

A maioria das pomadas para o tratamento da candidíase precisa de até 14 dias para realmente terminar de agir e restabelecer o equilíbrio na área genital. Mas existem algumas opções, como o clotrimazol, que podem ser aplicadas apenas durante 6 dias. Também existem opções aplicadas apenas por uma semana.

Para o tratamento de candidíase vaginal, deve ser administrada 1 dose única oral de Fluconazol 150 mg. Para reduzir a incidência de candidíase vaginal recorrente, deve-se utilizar dose única mensal de Fluconazol 150 mg. A duração do tratamento deve ser individualizada, mas varia de 4 a 12 meses.

A candidíase é uma infecção e merece muita atenção, assim como qualquer alteração anormal no seu corpo, certo? Ela precisa ser tratada de maneira correta, com antifúngicos. O mercado já dispõe de tratamentos disponíveis e eficazes, como é o caso de Gino-Canesten®.

Em alguns casos, antifúngicos em comprimido também são prescritos. Quando a irritação é muito intensa, medicamentos via oral à base de corticoide geralmente são indicados pelo especialista. Há também a possibilidade de o tratamento ser alterado de acordo com a espécie do fungo causador da infecção.

O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

Como a candidíase é transmitida? Conforme o Ministério da Saúde, apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, a candidíase pode ser transmitida através de relações sexuais. E ainda de mãe para filho, em caso de parto normal.

Candidíase não tratada pode acarretar infecção urinária.