Quanto tempo demora para aprovar o sinistro?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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Seguradoras possuem prazo de 30 dias para a resolução do sinistro, conforme orientação da Susep. A situação é quase sempre a mesma. O cidadão paga um bom valor todos os anos para ter minimizados os efeitos de eventuais infortúnios em seus bens, sejam eles móveis ou imóveis.

Após a entrega de toda a documentação necessária, a seguradora tem o prazo de 12 dias úteis para concluir a análise.

Basta observar o campo com a sigla no documento do carro. Se contar com uma sequência de números, você pode conseguir detalhes sobre a situação do carro. Para isso, basta ir ao Detran da sua cidade e solicitar as informações pessoalmente.

- Pessoa física não residencial ou pessoa jurídica é de até 48 horas, mas para processos com valor de aluguel mais encargos acima de R$ 15 mil o prazo é de até 72 horas.

Após a abertura do sinistro, a seguradora realizará uma análise e investigação para verificar a cobertura do evento de acordo com as condições estabelecidas na apólice. Caso o sinistro seja considerado coberto, a seguradora providenciará a indenização ou a assistência de acordo com os termos do contrato.

Em geral, o segurado deve notificar a seguradora sobre o sinistro e apresentar a documentação necessária para a avaliação do evento. A seguradora então avalia o sinistro e, se estiver dentro das coberturas do contrato, oferece ao segurado uma indenização ou reparação.

É a amplitude da cobertura contratada que determina se o incidente será sanado pela seguradora — o que reforça a necessidade de atentar para o que está incluído no contrato. Sinistro é a ocorrência de um evento cuja cobertura estava prevista em uma apólice de seguro (isto é, no contrato do seguro).

“Sinistro recuperado” é um termo que pode constar no documento de automóveis. Quando ele consta no documento, isso significa que o veículo foi roubado e sofreu danos ou que esteve envolvido em algum acidente e que, por conta desses eventos, o seguro foi acionado.

Já para saber se é beneficiário, é preciso dispor da apólice e do CPF do segurado para fazer a busca no site da Susep ou diretamente com a seguradora. Desse modo, será possível identificar se existem apólices que podem dar a você o direito à indenização.

Como te explicamos, o termo sinistro recuperado indica que o problema sofrido pelos danos foi resolvido. Ele aparece no documento do veículo para indicar essa situação e também o fato do seguro do automóvel ter sido acionado para solucionar o problema.

O benefício irá ficar em análise quando o segurado realiza a primeira solicitação para um benefício ou quando o INSS solicita exigências, como novos documentos, para seguir com o pedido. Além disso, o status ficará em análise também quando o beneficiário solicitar uma revisão de benefício.

De acordo com a Susep (autarquia administradora de seguros no Brasil), especificamente no art. 33 da circular 256/2004, o prazo para reparação de veículos envolvidos em acidentes é de até 30 dias a contar da entrega de toda documentação no aviso de sinistro.

O que mudou em 2022? Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).