Quando a seguradora pode negar o sinistro?

Perguntado por: anascimento9 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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O primeiro motivo pelo qual uma seguradora pode não pagar um sinistro é a falta de cobertura contratual. Ou seja, se o evento que causou o prejuízo não estiver previsto na apólice de seguro, a seguradora não terá obrigação de pagar a indenização.

A SEGURADORA SE RECUSOU A PAGAR O SINISTRO, O QUE DEVO FAZER? Em tese, a seguradora poderá se recursar a pagar o valor do sinistro, mas isso deverá ser justificado por escrito e enviado ao cliente junto com as provas da negativa.

Quando a seguradora se recusa a pagar o seguro é importante manter a calma, tentar resolver a situação amigavelmente e, caso perceba qualquer tipo de irregularidade por parte da operadora, consultar um advogado especialista em problemas com seguros, uma vez que, pode-se, dependendo do caso, aplicar-se o Código Civil ou ...

Em geral, o segurado deve notificar a seguradora sobre o sinistro e apresentar a documentação necessária para a avaliação do evento. A seguradora então avalia o sinistro e, se estiver dentro das coberturas do contrato, oferece ao segurado uma indenização ou reparação.

Neste conteúdo, você aprendeu o que o seguro auto não cobre. Itens com motoristas não habilitados, mau uso e situações extraordinárias — guerras, motins, greves, revoltas — não estão asseguradas pelo seguro auto. No caso de acessórios de carro, por exemplo, é válido adicionar essas coberturas no momento da contratação.

Seguradoras possuem prazo de 30 dias para a resolução do sinistro, conforme orientação da Susep. A situação é quase sempre a mesma. O cidadão paga um bom valor todos os anos para ter minimizados os efeitos de eventuais infortúnios em seus bens, sejam eles móveis ou imóveis.

A análise de riscos é um elemento fundamental para que a seguradora estabeleça o valor da apólice. Assim sendo, de acordo com a proteção necessária para prevenir e combater os perigos detectados e avaliados, calculá-se o valor.

Conheça os motivos que podem levar uma seguradora a se recusar fazer o seguro do seu carro. Chassi remarcado, documentação irregular, idade do carro, não aprovação na vistoria, segurado com carteira suspensa.

A seguradora que deixar de cumprir o prazo está sujeita ao pagamento de atualização monetária sobre o valor da indenização, além de juros de mora de 1% ao mês, contados da data do sinistro. A multa nesse caso será o dobro do total da indenização.

No caso de perda total do veículo de terceiro, a vítima terá o direito de receber a indenização integral pelo carro. Normalmente esse valor é estipulado pelo preço médio da tabela FIPE. Contudo, vale ressaltar que existe um valor máximo contratado pela seguradora para esse tipo de indenização.

O que são negativas? Como o nome já diz, negativas são resultados de análises de sinistros que não cumpriram algum requisito ou norma da apólice, e por conta dessa falha, causaram a perda do direito ao recebimento de uma indenização.

30 dias

Prazo para conserto do carro
Segundo a Circular nº 256/2004 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), em seu artigo 33, o prazo para o conserto do carro deve ser limitado a 30 dias, contados a partir da entrega dos documentos básicos do seguro.

Basta observar o campo com a sigla no documento do carro. Se contar com uma sequência de números, você pode conseguir detalhes sobre a situação do carro. Para isso, basta ir ao Detran da sua cidade e solicitar as informações pessoalmente.

Como consultar um sinistro ?

  1. Através da placa do veículo e realizar a nossa consulta CA- Perda Total . ...
  2. Existe também a opção de se verificar o documento do veículo, no campo de observação procure a sigla CSV. ...
  3. Além dessa alternativas acima ainda é possível ir com o veículo ate uma vistoria cautelar.

Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros).

Quando há pequenos danos
Se o seu carro sofrer pequenos danos cujo preço do conserto seja igual ou inferior ao valor da franquia, não vale a pena acionar o seguro auto. Para entender melhor, a franquia é o valor fixado na apólice que representa a participação do segurado nos prejuízos de um sinistro com perda parcial.