Quando não precisa pagar a franquia do seguro?

Perguntado por: rmoraes6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 8 votos

Se o conserto do carro ficar menor que o valor da franquia, você não vai precisar pagar o valor; Em caso de acidente mais grave e que precisa de um conserto mais profundo, a seguradora fará você pagar a franquia; Se você bateu em carro de terceiro e quer arrumar apenas o dele, não precisará pagar a franquia.

Quando pagar a franquia é obrigatório? O pagamento das franquias de seguros é obrigatório em situações onde o seguro é acionado para a realização de reparos que não somem 75% do valor venal do veículo, ou seja, em casos de perda parcial. Logo, PT paga franquia? Não, você estará livre deste caso em casos de perda total.

Franquia isenta
Entre todos os tipos de franquia, esta é a menos comum. Além disso, esse modelo nem sempre é oferecido por todas as seguradoras. Na franquia isenta, em caso de danos parciais ao veículo, o segurado não precisa gastar nada mais, o que faz com que todo o preço do conserto fique a cargo da seguradora.

Tendo que arcar com o reparo do seu veículo de maneira particular ou através do seu seguro auto. Nesta situação você pode acordar com ele que ele arque com a franquia do seu seguro. Se ele se negar, você pode arcar com o custo da franquia e posteriormente entrar com uma ação contra o responsável pelo acidente.

A seguradora não recebe nenhuma parte desse pagamento. Por isso, qualquer negociação sobre parcelamento deve ser tratada diretamente com o estabelecimento. No entanto, diversas oficinas mecânicas possibilitam que o parcelamento do valor da franquia seja feito em até três vezes.

As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. Dessa forma, independentemente da unidade visitada, você encontrará os mesmos produtos e com a mesma qualidade, fortalecendo a identidade da marca e sua reputação.

A seguradora poderá cobrar do culpado do sinistro todos os valores pagos ao segurado, incluindo danos materiais, danos corporais, despesas médicas, entre outros prejuízos cobertos pelo contrato de seguro.

O primeiro motivo pelo qual uma seguradora pode não pagar um sinistro é a falta de cobertura contratual. Ou seja, se o evento que causou o prejuízo não estiver previsto na apólice de seguro, a seguradora não terá obrigação de pagar a indenização.

Quantas vezes posso acionar a franquia de seguro? Não existe nenhuma limitação na quantidade de vezes em que você pode acionar a franquia de seguro em casos de cobertura para perda parcial, como batidas, incêndio, roubo e furto, queda de raios, enchentes ou quando precisar de serviços de guincho e socorro.

– No geral, o prazo para o pagamento da indenização é de 30 dias. Porém, se houver pendências ou dúvidas em relação ao sinistro, a seguradora pode solicitar novos documentos e provas.

Caso uma pessoa tenha um seguro de automóvel e se envolva em um acidente em que o carro é comprometido, ela deve pagar a franquia para a seguradora conseguir arcar com os prejuízos relacionados ao ocorrido.

Pagamento e devolução de parcelas
O seguro pode ser parcelado em até 12 vezes, exclusivamente por meio de boleto.

Como cada seguradora tem uma regra, é difícil precisar em quantas parcelas você poderá pagar o seu seguro. Em linhas gerais, a maioria das seguradoras permite que o seguro seja parcelado em até 4x sem juros e 10x com acréscimos de juros.