Como saber se o saque extraordinário foi aprovado?

Perguntado por: rxavier6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 4 votos

Quem tiver dúvidas pode acessar o App FGTS, no menu Saque Extraordinário, ou ligar para o 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 104 0104 para demais regiões. O calendário do saque extraordinário do FGTS começou em 20 de abril e foi estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao saque pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF). Na consulta pelo site do FGTS, é possível saber: se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS; consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.

Segundo a Caixa Econômica, responsável pelos pagamentos do FGTS, o saque extraordinário demora até 15 dias para ficar disponível na conta poupança social da Caixa (Caixa Tem).

Um outro caso que pode ocorrer e o dinheiro não ser depositado é quando acontece problema na criação da conta poupança. De acordo com o banco, se isso acontecer, será necessário esperar alguns dias pelo processamento de dados após o trabalhador complementar as informações e solicitar o saque do FGTS.

Para descobrir se houve algum incidente do tipo, é preciso ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou acessar o site da Caixa ou aplicativo do FGTS. Se o extrato apontar saques não realizados por você na conta do FGTS, é preciso fazer uma denúncia em uma agência da Caixa.

O que significa “O valor já saiu do seu FGTS: aguarde o crédito na sua conta bancária”? Algumas pessoas estão recebendo essa mensagem ao fazer a consulta do FGTS. Isso acontece quando o valor já foi autorizado e no dia seguinte da data informada, o saldo estará na conta corrente indicada.

Atenção: O débito da conta do FGTS é realizado automaticamente e o valor direcionado para o canal escolhido para recebimento em até 5 dias úteis. Caso o trabalhador não indique conta bancária, o valor do seu FGTS ficará disponível para recebimento nos canais físicos de pagamento CAIXA.

Nos casos em que o erro é do sistema do FGTS, não há muito o que o trabalhador pode fazer. Se for necessário, poderá comparecer a uma agência da Caixa para alguma confirmação de informações. Mas, na maioria das vezes, é preciso aguardar que o sistema retorne para que o pagamento seja feito de maneira correta.

Quem fez a antecipação do saque-aniversário, mesmo com saldo em conta, não pode realizar o saque extraordinário. Isso porque, quem fez a antecipação, fica com o saldo bloqueado no período em que tiver parcelas para serem descontadas.

Quem tem direito ao saque extraordinário.
O pagamento beneficia 43,7 milhões de pessoas, diz o banco. Quem fez movimentação de qualquer valor do saque extraordinário não terá o saldo remanescente retornado à conta do FGTS.