Quanto tempo demora para aparecer no CNIS?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 11 de julho de 2023
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5 dias

Em regra, após 5 dias do pagamento é para o banco de dados CNIS ser atualizado e, por via de consequência, a informação aparecer no extrato.

Caso você verifique que a sua contribuição não aparece no extrato do CNIS, o aconselhável é atualizar os dados cadastrais do INSS pelo Meu INSS. Para isso, vá à opção “Novo Pedido”, “Atualização de Cadastro e Atividade” e escolha a opção que melhor se encaixa para você.

Como incluir contribuições no CNIS pelo telefone? Através do número 135 você pode solicitar um "requerimento de atualização do CNIS". Mas, ainda será necessário entrar no site e anexar os documentos que comprovem as contribuições.

O segurado pode recorrer à Junta de Recursos do INSS, exigindo que a CTPS se faça como prova suficiente do período trabalhado. Pode ainda o segurado comparecer à empresa para solicitar cópia dos registros dos empregados.

Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Ligue para 135.

Caso você verifique que a sua contribuição não aparece no extrato do CNIS, o aconselhável é atualizar os dados cadastrais do INSS pelo Meu INSS. Para isso, vá à opção “Novo Pedido”, “Atualização de Cadastro e Atividade” e escolha a opção que melhor se encaixa para você.

Para fazer averbação de CNIS é preciso:

  1. Acessar o Meu INSS.
  2. Seguir para “Agendamentos/Solicitações”
  3. Depois, vá para “novo requerimento” e “aposentadoria”
  4. Após, você deve apresentar seus requerimentos e provas do que deseja averbar.

A fim de comprovar vínculo empregatício que não consta no INSS, nesses casos, é preciso que você use os documentos apropriados para comprovação. Documentos como contratos de trabalho podem ser úteis, mas a comprovação de contribuição em si, será feita pelo comprovante de pagamento.

4.2) É possível corrigir o CNIS através de atualização de cadastro no MEU INSS? Não. Conforme comentei no tópico 2.2, o requerimento de correção do CNIS é realizado apenas pelo telefone 135, 0800-135-0135 ou na agência (pelo menos até o momento, não existe a opção de efetuar o pedido pela internet).

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Para entrar no programa e ter acesso a todos os seus dados na Carteira de Trabalho Digital, é preciso gerar uma senha, que é a mesma utilizada nos serviços Gov.br. Caso você já possua esta senha, basta inseri-la e seguir normalmente para acessar seus dados.

O seu funcionário poderá ver o contrato de trabalho na Carteira de Trabalho digital 48 horas após o envio da informação por você. Caso ele constate alguma divergência entre o que vocês acordaram e a informação da Carteira de Trabalho digital ele poderá solicitar que você corrija as informações enviadas.

Os registros de trabalho atuais podem ainda não constar na carteira de trabalho digital pela não atualização das informações. Conforme mencionado, os dados disponíveis no documento podem ser atualizados e constados em até 48 horas, ou seja, em até 2 dias.

Vale ressalvar que quem nunca trabalhou de carteira assinada não tem registro no sistema do CNIS, portanto não pode emitir o documento.