O que significa seus dados não foram encontrados no CNIS?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 11 de julho de 2023
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Por que a mensagem: CPF não encontrado na base de dados do CNIS apareceu. A mensagem aparece na tela do segurado quando o seu CPF não está vinculado a um NIT – Número de Identificação do Trabalhador. O NIT é o número ao qual são vinculadas todas as contribuições e demais informações previdenciárias do segurado.

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

Como faço para corrigir um erro? O segurado precisa ligar para o 135 e solicitar a correção. Depois, será aberta pelo servidor previdenciário uma tarefa para que o trabalhador corrija a informação pelo Meu INSS.

O que acontece quando a perícia está sem resultado? Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

O CPF fica suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. O mais comum é que as inconsistências apareçam no nome, data de nascimento, nome da mãe ou Título Eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral.

Quanto tempo demora para atualizar o CNIS? Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

Para tirar o CNIS existem algumas formas: A) Pessoalmente em qualquer agência do INSS; B) por internet banking para correntistas da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil; e C) Pela internet: acessando o portal Meu INSS.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Atualizar Cadastro e/ou Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

O segurado pode resolver essa situação por conta própria ou com o auxílio de um advogado. Caso deseje resolver sozinho, o segurado deve comparecer a uma agência do INSS portando documento de identificação, CPF e carteiras de trabalho para solicitar atendimento.

Central 135 do INSS
Outra opção para consultar o benefício do INSS é solicitar atendimento por meio da central telefônica do INSS, no número 135. O titular do benefício pode fazer sua identificação ao informar o número do CPF ou pedir informações sobre outras pessoas e benefícios.

Posteriormente, você tem algumas maneiras de saber se seu pedido de auxílio-doença foi aceito ou rejeitado pelo INSS:

  1. telefone 135;
  2. internet;
  3. carta pelos correios.

No próprio sistema do Meu INSS, você poderá acompanhar as etapas do processamento do recurso. Vale a pena destacar que, além da demora de meses para ser analisado pelo órgão, costuma ser negado, não é uma regra, mas acontece muito.

– PODERÁ SER SOLICITADO PELO INTERNET BANKING DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ATRAVÉS DA SEGUINTE SEQUÊNCIA: INTERNET BANKING > SERVIÇO CIDADÃO > EXTRATO PREVIDENCIÁRIO. CLIQUE NO BOTÃO “ENTRAR”. CLIQUE NO BOTÃO “LOGIN” PREENCHA AS INFORMAÇÕES E CLIQUE EM “CADASTRA-SE”.