Qual a finalidade da expedição?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 11 de julho de 2023
/ 5 4 votos

As expedições exploradoras vinham ao litoral brasileiro com a finalidade de mapear suas potencialidades e fazer um reconhecimento geográfico e antropológico da terra e de seus habitantes, os índios.

As expedições
O primeiro tipo de expedições que Portugal enviou ao Brasil tinha por finalidade reconhecer o litoral da nova terra descoberta, sendo, por isso, denominadas expedições exploradoras.

Manuel I (1469-1521), diante dos relatos existentes na carta de Pero Vaz de Caminha (1450-1500), escrivão da frota cabralina, decidiu enviar expedições com a finalidade de mapear as potencialidades do lugar, precisar sua localização, reconhecer sua geografia, explorar seu litoral e contatar os habitantes nativos.

- Primeira Expedição: 1501 – Gaspar de Lemos = Objetivo: Reconhecimento Geográfico. - Segunda Expedição: 1503 – Gonçalo Coelho = Objetivo: Reconhecimento Geográfico. - Terceira Expedição: 1516 – Cristóvão Jacques = Objetivo: Policiamento do Litoral.

Comandada por Martim Afonso de Sousa, tinha uma tríplice missão: combater os traficantes franceses, penetrar nas terras na direção do Rio da Prata para procurar metais preciosos e, ainda, estabelecer núcleos de povoamento no litoral. Portanto, iniciar o povoamento do "grande desertão", as terras brasileiras.

Expedição, do latim expeditĭo, é a ação e o efeito de expedir (despachar, enviar, dar curso a algo). A expedição, por conseguinte, pode ser a elaboração e o despacho de certos documentos ou de encomendas.

As expedições bandeirantes tiveram importância crucial para o povoamento, diversificação das atividades econômicas e expansão territorial do Brasil colonial. Ao longo das trilhas percorridas e dos caminhos abertos pelos bandeirantes foram surgindo diversos povoados.

Durante as expedições que exploravam a costa africana, os portugueses chegaram a locais onde nunca haviam estado. Em 1420, chegaram a Madeira; em 1427, a Açores; em 1460, às ilhas de Cabo Verde; e, em 1471, chegaram a São Tomé. No entanto, não apenas de “descobertas” de locais foram feitas as Grandes Navegações.

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

As expedições conhecidas como entradas e bandeiras adentraram no interior em busca de metais preciosos e de índios para trabalharem como escravos.

- As entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil. - As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas.

História para o Enem
Oficialmente, considera-se que o descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500, quando 13 embarcações lideradas por Pedro Álvares Cabral aportaram na região que hoje corresponde ao Sul da Bahia.

Os portugueses chegaram ao Brasil em 22 de abril de 1500, durante a expedição de Pedro Álvares Cabral. Essa expedição tinha um objetivo duplo: verificar as possibilidades de Portugal no oeste (na América) e comprar especiarias na Índia.