O que é emissão na carteira digital?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 11 de julho de 2023
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Este documento substitui a Carteira de Trabalho física e para que a pessoa acesse o seu documento, basta acessar o aplicativo para celular, disponível nas versões iOS, Android e Web. O acesso ao documento é gratuito e para acessá-lo basta criar uma conta no sistema acesso.gov.br.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

A Carteira de Trabalho Digital pode ser feita de forma gratuita pelo computador ou pelo celular. Para baixar o aplicativo da CTPS Digital, o trabalhador deve acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar pelo app Carteira de Trabalho Digital, do Governo Federal.

Como e onde tirar a Carteira de Trabalho? Você pode agendar a emissão da sua CTPS via internet, pelo Portal de Agendamento Eletrônico, ou pelo telefone 158, o canal oficial do Ministério da Economia.

Se o trabalhador não possuir um celular para baixar o aplicativo, a Carteira de Trabalho Digital pode ser feita através do Portal Emprega Brasil, também utilizando o login e senha cadastrados no Gov.br. Preencha suas informações como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento.

O seu funcionário poderá ver o contrato de trabalho na Carteira de Trabalho digital 48 horas após o envio da informação por você.

Na Cédula de Identidade brasileira, a data de emissão também pode ser chamada de data de expedição. A sua localização fica no canto superior direito do verso do RG, assim como as demais informações básicas sobre o cidadão.

A data de emissão representa o dia, mês e ano em que um documento foi expedido pela entidade emissora. A data de expedição, como também é conhecida, terá sido a data em que o órgão emissor competente realizou o seu despacho assim que o documento estava pronto.

Este é um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Emprego .

Como saber se a carteira já foi assinada? É possível saber se a carteira de trabalho foi assinada verificando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).

Como saber o número da carteira de trabalho digital? Não existe mais um número específico para a CTPS na carteira de trabalho digital. Hoje, os trabalhadores são identificados pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) e todos os registros de trabalho são realizados apenas com esse dado.

Assim, é possível consultar a Carteira de Trabalho Digital diretamente pelo celular, através do aplicativo CTPS Digital, com o número do seu CPF. Observe que, atualmente, o número da Carteira de Trabalho Digital é o mesmo número de sua inscrição no CPF.

Informamos que pode ter ocorrido alguma instabilidade. Caso o problema continue, favor verificar se há divergência cadastral, pois para ter acesso aos serviços Gov BR e Meu INSS é necessário que seus dados cadastrais estejam devidamente atualizados na base da Previdência Social e Receita Federal.