Como consultar se tenho direito ao Pasep 2023?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Para ter mais informações sobre o PIS, o trabalhador também pode baixar o aplicativo Caixa Trabalhador. Nele é possível saber sobre o abono salarial e o seguro-desemprego - que tem novo valor em 2023 -, confere o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e pode tira dúvidas.

Como consultar o PIS 2023?

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)

Em 2023, têm direito a receber o PIS/Pasep os profissionais que tiverem trabalhado ao menos 30 dias em 2021, de forma remunerada, nos serviços público ou privado e que tiverem recebido até dois salários mínimos.

O último lote de pagamento do abono salarial PIS/Pasep em 2023 será realizado pelo governo federal no dia 17 de julho.

No site do Banco do Brasil, inscritos no Pasep, como servidores públicos federais, estaduais e municipais, conseguem consultar se possuem abono a receber por meio desta página, acessada pelo login Gov.br. Para retirar o valor, devem clicar em “Receber o Abono Salarial” e informar os dados solicitados.

Aplicativo BB Pasep - Portal BB.

Confira o PIS pelo CPF pelo app Caixa trabalhador
Para isso, siga o passo a passo abaixo: Instale o aplicativo Caixa Trabalhador no seu celular (Android / IOS) Abra o aplicativo, clique em “Acessar; Preencha o campo com o seu CPF e clique em “Próximo”.

Como sacar meu Pasep pelo Banco do Brasil? Os correntistas das demais instituições financeiras podem encaminhar TED para conta de sua titularidade via TAA ou WEB – www. bb.com.br/ pasep. Os demais podem efetuar o saque em nossas agências, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação.

PIS 2023 É REFERENTE A QUE ANO? O PIS/PASEP é liberado no ano seguinte de tempo de serviços. Por exemplo, quem trabalhou em 2014, tem direito ao PIS 2015. Porém, a regularização saiu de rumo com a interrupção do PIS 2020 por conta da pandemia.

O Abono Salarial 2023 começou a ser pago em 15 de fevereiro.
O benefício é como um 14º salário pago aos profissionais que atuam com carteira assinada. O pagamento é feito conforme o mês de nascimento do profissional e o valor corresponde ao tempo trabalhado no ano-base.

A consulta para saber quem tem direito aos valores “esquecidos” do PIS/Pasep também é feita no app do FGTS, no site do fundo ou no internet banking Caixa. Os herdeiros poderão sacar o montante, mas terão de apresentar documentos que provem o direito de receber a cota.

Por conta da alteração, seguindo o cronograma oficial: O calendário PIS/PASEP 2022 será de fevereiro a julho de 2024, seguindo o mês de nascimento ou número final de inscrição.

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.