Quanto tempo demora para abrir uma flor de pitaya?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Não há uma época específica para começar a produzir. Outra característica da pitaya é que a colheita não é uniforme (não é sempre na mesma época do ano, como o café, por exemplo). Depois que nasce o botão floral, são cerca de 15 dias para virar flor e mais 35 dias para virar fruto desenvolvido.

14 horas

A flor da pitaia fica aberta de 12 a 14 horas. Ela abre no começo da noite e se fecha pela manhã. Nesse meio tempo, o produtor tem que correr pra polinizar a planta.

As flores da pitaya se abrem uma única vez durante o período da noite e ficam abertas por volta de 15 horas (das 19h às 10h). A polinização deve ocorrer nessa época e período. Ela é considerada cruzada, significa que uma planta precisa receber o pólen de outra diferente para que consiga frutificar.

A abertura da flor da pitaia dura apenas uma noite, se não houver polinização nesse período, não ocorre produção de frutos. Na natureza os polinizadores de pitaia são mariposas e morcegos. Se não ocorrer visitas desses agentes no pomar é recomendado que o produtor faça a polinização manual.

Sobre o desenvolvimento do vegetal, a especialista afirma que a pitaya tem raízes aéreas que se fixam em alguma estrutura (o tronco de alguma árvore, uma pedra ou uma cerca, por exemplo). Dessa maneira, ela se comporta como uma trepadeira e suas flores ganham uma aparência pendente.

A floração ocorre entre os meses de outubro a abril, com picos de florescimento entre dezembro e fevereiro. Quando abertas, as flores exalam um perfume para atrair agentes polinizadores como abelhas, mamangavas, mariposas e morcegos.

Sua floração é incrível, durando de 8 a 12 horas no período noturno, com grandes flores brancas amareladas. A frutificação é abundante e acontece aproximadamente três vezes ao ano, portanto, a planta precisa de cuidados extras.

Passo 1 – Antes: A poda deve ocorrer após a última colheita em maio – junho. Passo 2 – Limpeza do caule principal: Os galhos que crescem acima do caule principal devem ser removidos. Passo 3 – Remova o crescimento antigo: remova seletivamente os galhos mais velhos por baixo.

Um pé de pitaya para florescer e dar belos frutos precisa de um solo drenável e rico em substrato orgânico. O indicado é misturar cascas de ovo, areia ou cascalho à terra para garantir as condições ideais para a planta. Não se esqueça de manter o pH do solo entre 6 e 7.

Local ideal para o cultivo
Dê preferência para cultivar a pitaya sempre em ambientes externos. No entanto, caso você não tenha esse tipo de espaço disponível em casa, escolha um local arejado e bastante iluminado, com incidência direta do sol.