Quanto tempo a pílula do dia seguinte atrasa a ovulação?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

O mais comum é um atraso de 5 a 7 dias na menstruação. Se o atraso for maior do que 7 dias, é recomendado que a mulher faça um exame de gravidez para verificar se a pílula realmente funcionou.

Como a pílula do dia seguinte funciona atrasando a ovulação, se você já ovulou, a pílula do dia seguinte não a impedirá de engravidar. Ela não interromperá um óvulo fertilizado nem impedirá sua implantação.

O prazo médio para uso do método contraceptivo de emergência é de 72 horas, mas o ideal é tomar a pílula o quanto antes, logo após a relação sexual desprotegida. Depois de 24 horas, a eficácia da medicação é de 88% e esse número diminui com o passar do tempo.

A taxa de falha também varia de acordo com o momento em que se deu a relação desprotegida. No período fértil, como já falamos, a eficácia é menor. Este é um método emergencial, ou seja, não deve ser usado a todo momento.

Como a pílula do dia seguinte age? Ela atua antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado.

Um dos sinais físicos mais claros de que você está ovulando é o desconforto estomacal. Vinte por cento das mulheres sentem dores na parte baixa do estômago que podem durar uns minutos ou, inclusive, algumas horas. Estas acontecem dias antes da menstruação e são causadas pela atividade dos ovários.

8 – A pílula de emergência funciona no período fértil? Sim. Independente do período que a mulher está, o contraceptivo tem um mecanismo para impedir a gravidez.

A pílula do dia seguinte altera a menstruação e ela pode acontecer até dez dias antes ou depois da data esperada. Caso o atraso ultrapasse 15 dias, deve-se fazer o teste de gravidez.

Os principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas menstruais, cansaço, tontura, irritabilidade e maior sensibilidade nas mamas. Esses sintomas também podem durar ao longo do mês em que o contraceptivo foi usado.

Lembre-se, quando você toma uma pílula anticoncepcional de emergência, a ovulação será adiada por alguns dias ou impedida (1-3). Por esse motivo, seu ciclo atual pode ser afetado e pode ter alguns dias a menos ou a mais (2,3).

Falha, sim, entre 0,3% dos casos, mesmo que a mulher tenha tomado direitinho. Isso quer dizer que, em cada mil mulheres, três engravidam, apesar da pílula.

Comece a utilizar testes de farmácia para saber se está ovulando. Semelhante aos testes de gravidez, existem também os testes de farmácia para a ovulação. Esses testes detectam na urina da mulher o aumento dos níveis de LH associados à liberação do óvulo.

Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer. Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação.