Quanto maior o ROA melhor?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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De forma geral, um ROA mais alto demonstra eficiência da companhia em relação a sua operação. Isso porque ela tem capacidade de gerar mais resultados com menor investimento em ativos. Por outro lado, quando o indicador é baixo, pode ser que os ativos da empresa não tenham boa produtividade.

Um ROA de 10% significa que a cada R$ 1 investido em ativos, o percentual de retorno será de R$ 0,10. Mas esse valor é alto ou baixo? Quanto maior for o resultado em relação à taxa básica de juros, a Selic (atualmente 2% ao ano), mais poderemos dizer que o retorno é atrativo.

Roa alto. Quer dizer que a empresa consegue gerar grande valor com os recursos que possui. Isso acontece porque ela deve ter melhor controle sobre os custos e despesas. No entanto, a boa rentabilidade de hoje pode não ser uma garantia de que no futuro ela vai continuar a dar esse mesmo retorno.

Investir nas ações dessa empresa pode ser uma boa ideia porque, quanto maior o ROE de uma empresa, maiores são as chances de valorização dos seus ativos. Se transformando em boas opções para composição de uma carteira de investimentos equilibrada.

De forma bem simplificada, quanto maior o ROE, melhor. Entretanto, não podemos afirmar que exista um número ótimo para todas as empresas. Mas é possível verificar se determinado ROE é alto ou não através da comparação entre as empresas de um mesmo setor.

O ROA está relacionado ao retorno que o negócio alcançou com seus investimentos. Já o ROE serve para avaliar a geração de valor da empresa de acordo com seus recursos. Ambas as métricas são importantes para que investidores escolham as empresas que desejam investir, por exemplo.

Existem duas formas básicas de melhorar o ROA de uma empresa: aumentar o lucro operacional ou diminuir os ativos. Vou me ater à segunda opção hoje, por entender que toda empresa tem ativos e pode otimizar o uso deles.

Seu objetivo é medir a capacidade de geração de lucro de uma companhia com base no patrimônio que ela possui, ou seja, seu capital próprio. Um ROE de 15%, por exemplo, indica que, ao longo do ano, a empresa foi capaz de gerar R$ 15 de valor para cada R$ 100 de patrimônio líquido que ela possui.

O ROA é calculado dividindo o lucro líquido de uma empresa pelo total de ativos, sendo que sua fórmula é a seguinte: ROA = (Lucro Líquido / Total de Ativos) x 100.

Enquanto o ROI identifica o retorno sobre o investimento — seja de ganho, seja de perda —, o ROE e o ROA tratam apenas de lucros.