Quanto maior o ROA melhor?
De forma geral, um ROA mais alto demonstra eficiência da companhia em relação a sua operação. Isso porque ela tem capacidade de gerar mais resultados com menor investimento em ativos. Por outro lado, quando o indicador é baixo, pode ser que os ativos da empresa não tenham boa produtividade.
Qual valor de ROA é bom
Um ROA de 10% significa que a cada R$ 1 investido em ativos, o percentual de retorno será de R$ 0,10. Mas esse valor é alto ou baixo? Quanto maior for o resultado em relação à taxa básica de juros, a Selic (atualmente 2% ao ano), mais poderemos dizer que o retorno é atrativo.
O que é um bom ROA
Roa alto. Quer dizer que a empresa consegue gerar grande valor com os recursos que possui. Isso acontece porque ela deve ter melhor controle sobre os custos e despesas. No entanto, a boa rentabilidade de hoje pode não ser uma garantia de que no futuro ela vai continuar a dar esse mesmo retorno.
Quanto maior o ROE é melhor
Investir nas ações dessa empresa pode ser uma boa ideia porque, quanto maior o ROE de uma empresa, maiores são as chances de valorização dos seus ativos. Se transformando em boas opções para composição de uma carteira de investimentos equilibrada.
Quanto menor o ROE melhor
De forma bem simplificada, quanto maior o ROE, melhor. Entretanto, não podemos afirmar que exista um número ótimo para todas as empresas. Mas é possível verificar se determinado ROE é alto ou não através da comparação entre as empresas de um mesmo setor.
Como analisar o ROE e ROA
O ROA está relacionado ao retorno que o negócio alcançou com seus investimentos. Já o ROE serve para avaliar a geração de valor da empresa de acordo com seus recursos. Ambas as métricas são importantes para que investidores escolham as empresas que desejam investir, por exemplo.
Como aumentar o ROA
Existem duas formas básicas de melhorar o ROA de uma empresa: aumentar o lucro operacional ou diminuir os ativos. Vou me ater à segunda opção hoje, por entender que toda empresa tem ativos e pode otimizar o uso deles.
Como interpretar o ROE de uma empresa
Seu objetivo é medir a capacidade de geração de lucro de uma companhia com base no patrimônio que ela possui, ou seja, seu capital próprio. Um ROE de 15%, por exemplo, indica que, ao longo do ano, a empresa foi capaz de gerar R$ 15 de valor para cada R$ 100 de patrimônio líquido que ela possui.
Como usar ROA
O ROA é calculado dividindo o lucro líquido de uma empresa pelo total de ativos, sendo que sua fórmula é a seguinte: ROA = (Lucro Líquido / Total de Ativos) x 100.
Qual a diferença entre ROI e ROA
Enquanto o ROI identifica o retorno sobre o investimento — seja de ganho, seja de perda —, o ROE e o ROA tratam apenas de lucros.