O que é a margem EBITDA?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Sendo assim, o EBITDA é o valor absoluto do lucro operacional antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização, enquanto a margem EBITDA é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem.

Quando o EBITDA for maior que zero, isso quer dizer que o indicador está positivo e que a empresa consegue gerar caixa com a sua principal atividade. Logo, ela pode fazer isso sem depender de operações financeiras. Portanto, podemos dizer que quanto maior for o resultado do indicador, melhor para a empresa.

Para se calcular Ebitda, basta somar ao resultado líquido da empresa os juros pagos, impostos, depreciações e amortizações do período. Nesse sentido, o Ebitda é encontrado quando se retira do lucro líquido do efeito desses componentes.

EBITDA = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Receitas/Despesa Financeira + Depreciação + Amortização.

O índice permite que os analistas projetem a lucratividade de longo prazo e realizem comparações úteis entre empresas. O EBITDA também é usado para ajudar a determinar o valor de uma companhia, avaliar a capacidade de pagamento de dívidas e de gerar excedentes para o pagamento de dividendos.

Caso o EBITDA seja maior, o múltiplo pode variar entre 6 e 8. Quanto maior o EBITDA, mais valorizada é a empresa. Portanto, é importante encontrar um especialista em empresas que possa ajudar você nesse processo.

Para implantar estratégias de elevação do EBITDA em sua empresa é preciso começar compreendendo a saúde financeira e identificando falhas e pontos que possam ser alterados. Essa é a única forma de como aumentar o faturamento da empresa sem necessariamente focar apenas em aumento de vendas.

O cálculo da margem EBITDA é feito pela divisão do valor do EBITDA em reais e pela receita da empresa no período.

Ou "margem de contribuição". É quanto o produto contribui para o resultado da empresa. Margem de lucro é qto que sobra quando você vende um produto. Ebitda é o teu resultado operacional antes de considerar juros, impostos e depreciação, ou seja, teu resultado operacional.

O EBITDA é a diferença entre as receitas e os custos e despesas da operação, sem as deduções de depreciação, as despesas financeiras com juros e amortização, e impostos sobre o lucro. Já o lucro líquido da empresa é rentabilidade da empresa em suas operações.

Em suma, um múltiplo EV/EBITDA 10x significa, por exemplo, que a empresa vale o equivalente a dez anos de geração de caixa operacional, considerando o último EBITDA apresentado pela empresa.

Para calcular a margem EBITDA, é simples: basta dividir o lucro operacional pela receita líquida. Porém, nada melhor do que um exemplo de aplicação para melhor compreensão do conceito.

Há duas possibilidades: 1) a empresa tem mais caixa do que dívida, resultando numa dívida líquida negativa; 2) a empresa possui um EBITDA negativo, indicando um resultado operacional insuficiente. O indicador está relacionado ao endividamento da empresa, ele também mostra o grau de alavancagem da companhia.

A fórmula para calcular o EBITDA é a seguinte: EBITDA = lucro operacional (líquido) + depreciações + amortizações.