Qual é o nome do presidente da ONU?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

António Guterres

António Guterres pedirá ações dos líderes do bloco em áreas como mudança climática e reestruturação do sistema financeiro internacional; chefe das Nações Unidas participa de dois eventos, reuniões paralelas e coletiva de imprensa.

António Guterres

António Guterres, entrou para o sistema das Nações Unidas em 2005, quando foi nomeado alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, cargo que viria a ocupar durante 10 anos.

É a segunda vez no atual biênio que o Brasil estará na presidência do órgão - a primeira ocorreu em julho de 2022.

Guterres

Ano de paz
Guterres fez seus votos para que 2023 seja um ano em que a paz seja restaurada em nossas vidas, nossos lares e nosso mundo. Ele adicionou que o mundo precisa de “paz, agora mais do que nunca”.

Guterres assume o cargo de secretário-geral em 1º de dezembro, substituindo o atual chefe da ONU, Ban Ki-moon, cujo mandato termina em 31 de dezembro.

Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.

Segundo a Carta das Nações Unidas, tratado constitutivo da organização, os propósitos da ONU são: manter a paz e a segurança internacionais, desenvolver relações amistosas entre as nações, conseguir uma cooperação internacional para resolver problemas internacionais e promover e estimular o respeito aos direitos ...

O Conselho de Segurança é composto por 15 países. Cinco deles – China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – são membros permanentes com direito de veto.

Os membros permanentes são a República Popular da China, Estados Unidos da América, Reino Unido, França e Federação Russa. Neste momento, os membros não-permanentes são Portugal, Alemanha, Índia, África do Sul, Colômbia, Marrocos, Paquistão, Guatemala, Azerbeijão e Togo. 2.

Composição do Conselho de Segurança
O Conselho de Segurança é composto por 15 países-membros. Deste total, cinco têm assento permanente: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Todos os permanentes têm poder de veto.