Quantas voltas o mundo dá em um ano?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Uma volta completa da Terra em torno do Sol corresponde ao chamado “ano civil”, que por convenção apresenta 365 dias e 366 a cada quatro anos, visto que o tempo real do movimento de translação é de aproximadamente 365 dias e 6 horas.

365 dias

O ano tem 365 dias e 6 horas, que é aproximadamente o tempo que a Terra demora a dar uma volta em tornodo Sol.

Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

A duração do assim chamado dia sideral – o tempo necessário para a Terra completar uma volta completa sobre si – 360 graus exatos – é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos (23h 56min 4,09s).

40.000 km

Uma volta inteira na Terra corresponde a uma distância 2πr~40.000 km. Portanto, este satélite demorará 1,41 h para dar uma volta completa na Terra, ou 1h25', ou, ainda, 85 minutos: “um pouco” mais rápido que o balão do romance de Julio Verne, que demorou 80 dias para dar a volta ao Mundo.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.

O Sol está no centro do Sistema Solar, que se move a uma velocidade média de 720 mil quilômetros por hora, diz a agência espacial. Apesar desta alta velocidade, o astro leva cerca de 230 milhões de anos para fazer uma viagem completa ao redor da Via Láctea.

Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora - e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário.

Em geral, isso leva de 10 a 20 minutos, e depois os foguetes são desligados e ejetados. A distância ao planeta visado deve ser também continuamente monitorada.

Pessoas, árvores, carros e animais sairiam voando como o Harry Potter em sua Nimbus 2000*, desmoronariam sobre a superfície e se quebrariam em milhares de pedacinhos. Todo o estrago seria resultado de um fenômeno da física chamado inércia dos corpos.

Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos. Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Na Terra, marcamos a passagem do tempo em dias, que são divididos entre um período de luz solar e a noite. A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos.

A linha imaginária que separa a Terra do espaço é chamada por nós de linha de Kármán, nome dado em homenagem ao físico húngaro-americano Theodore von Kármán. Em 1957, o pesquisador foi a primeira pessoa a tentar traçar uma divisão entre as duas partes.