Quantas vezes por semana devo fazer jejum intermitente para emagrecer?

Perguntado por: emoraes8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

O período de jejum normalmente varia de 10 a 36 horas. Em alguns casos, se faz jejum intermitente todos os dias, em outros, somente algumas vezes por semana. Isso depende muito do histórico de saúde de cada pessoa, seus objetivos e adaptação – e deve ser feito sempre com acompanhamento profissional.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

Se você ficar 12 horas sem comer, você vai perder peso. Esse período de jejum em repouso faz o corpo queimar gordura para permanecer funcionando.

Os tipos de jejum intermitente
Método 16/8: jejuns diários de cerca de 16 horas e uma janela de alimentação com 8 horas de duração. São também comuns o 12/12 e o 20/4, nos quais a pessoa faz jejum, respectivamente, por 12 ou 20 horas, e come em uma janela de 12 ou 4 horas.

Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.

Em alguns casos, se faz jejum intermitente todos os dias, em outros, somente algumas vezes por semana. Isso depende muito do histórico de saúde de cada pessoa, seus objetivos e adaptação – e deve ser feito sempre com acompanhamento profissional.

Especificamente, o jejum intermitente de 16h refere-se a um período de 16 horas de jejum seguido por uma janela de 8 horas de alimentação. Isso pode ser feito diariamente ou algumas vezes por semana.

Atualmente, existem vários protocolos de jejum intermitente, em que a pessoa pode ficar sem se alimentar por períodos de 12 horas, 14 horas, 16 horas e até 24 horas. Contudo, o protocolo mais adotado para a perda de peso tem sido o de 16 horas de jejum e 8 horas de alimentação permitida.

Método 16/8: essa estratégia consiste em 16 horas de jejum e 8 horas de alimentação (normalmente entre 10h e 18h), em um período de 24 horas. Outras variações incluem: 12/12 e 20/4, ou seja, 12 ou 20 horas de jejum, respectivamente, e alimentação em uma janela de 12 ou 4 horas.

Alimentos que não quebram o jejum intermitente

  • Água.
  • Caldo de osso.
  • Vinagre de maçã
  • Suplementos sem calorias.
  • Gomas de mascar sem açúcar.
  • Café e chá sem açúcar ou leite.
  • Ervas e especiarias em shots funcionais.

Nesse caso, é necessário rever a ingestão calórica para conseguir adequar as expectativas pessoais, de maneira que a privação alimentar não seja em vão. Outro fator que pode levar o indivíduo a não responder mais ao jejum seria o efeito platô, no qual há uma adaptação do metabolismo frente à dieta.

14 horas

Agora que você já sabe o que é o jejum intermitente, é crucial saber como fazer da forma correta. Em primeiro lugar, é significativo salientar que a partir de 14 horas é o tempo em que o corpo quando em jejum começa o processo de cetose. A cetose também é atingida na dieta cetogênica.