Quantas vezes devo passar a prancha no cabelo?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.3 / 5 15 votos

Usar a chapinha todos os dias pode deixar os fios fragilizados, por isso, prefira utilizá-la uma ou duas vezes por semana, sem esquecer, claro, dos cuidados necessários.

Os especialistas recomendam passar a prancha somente nos dias de lavagem do cabelo - em dias alternados ou três vezes por semana, por exemplo. "É importante também dar um descanso para a prancha e usar o secador pelo menos uma semana no mês, pois ele danifica muito menos os fios", explica a hair stylist Aline.

6. Sempre deslize a chapinha na mecha de uma vez só Enquanto faz a prancha, outro truque que faz diferença é sempre deslizar a ferramenta de uma vez pela mecha, sem deixá-la parada nos cabelos!

Usar chapinha todos os dias, de fato, pode estragar os fios, confirma a dermatologista.

Finalização com antifrizz
Para uma dose extra de brilho e redução do frizz, aposte em um spray antifrizz depois da chapinha. Com fórmula rica em queratina vegetal, o Spray de Pentear Liso e Solto, de Plant, tem fórmula leve e proporciona melhor deslizamento na hora de pentear.

Usar a chapinha todos os dias pode deixar os fios fragilizados, por isso, prefira utilizá-la uma ou duas vezes por semana, sem esquecer, claro, dos cuidados necessários. Além disso, os danos podem não ser vistos nos primeiros usos, mas são acumulativos de usos frequentes.

Você pode aplicar o protetor térmico, que é em forma de leave-in ou óleo capilar, nos fios secos ou molhados, da raiz até as pontas.

  1. Dica #1: lave os cabelos com uma linha de tratamento anti-efeito armado.
  2. Dica #2: use o óleo capilar nas madeixas antes de secar os fios.
  3. Dica #3: evite escovar o cabelo puxando para cima.
  4. Dica #4: finalize a escova com um jato de ar frio nas mechas.
  5. Dica #5: aplique o óleo capilar no comprimento e pontas mais uma vez.

Há aquelas com titânio (indicada para cabelos secos), turmalina (reduz o frizz e garante o brilho), safira (agride menos, indicada para os mais volumosos ou curtos) e infravermelho (auxilia na limpeza e recuperação dos fios).

Passar a chapinha muito devagar não vai deixar o cabelo mais liso. O tempo em contato com o calor pode fazer os fios quebrarem e ficarem com aquele aspecto marcado com linhas. O movimento reto na hora de pranchar os fios pode deixar o cabelo com aquele ar chapado e com as pontas espigadas.

Com a prancha vai fortalecer os principais grupos musculares do core, incluindo o transverso, o recto abdominal, o oblíquo externo e os glúteos. Para além disso, os seus abdominais irão ficar mais definidos.

Segundo Cacá, o exercício fortalece o core, o que melhora a postura corporal e ajuda a reduzir dores na região lombar. Além disso, dependendo da versão, a prancha pode trabalhar outros conjuntos musculares.

“O ideal é esperar ao menos uma hora, no caso de refeições leves como o café de manhã. Se a refeição tiver alimentos mais pesados e for maior, como costuma ser o almoço, é melhor esperar ao menos duas horas antes de iniciar atividades físicas”, indica.

Além da hidratação antes da chapinha, lembre-se que os processos de nutrição e reconstrução capilar também são essenciais para manter os fios saudáveis. Portanto, uma boa dica é investir no cronograma capilar e oferecer para os cabelos tudo o que ele precisa. Por fim, não esqueça do protetor térmico.