Pode passar creme no cabelo com chapinha?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Pode usar o Creme Para Pentear como protetor térmico? A resposta é sim. Os Cremes para Pentear de DaBelle possuem ativos de proteção térmica para ferramentas de calor. O ideal é que você aplique o Creme Para Pentear Liso Arrasador antes de utilizar a chapinha, secador ou babyliss.

Pode parecer inofensivo, mas passar a chapinha nos fios sujos, sem lavar ou com resíduos de cremes e óleos tem o poder de “fritar” os fios e até causar a quebra. Por isso, sempre lave e seque os cabelos antes de passar a chapinha, ok?

Você pode aplicar o protetor térmico, que é em forma de leave-in ou óleo capilar, nos fios secos ou molhados, da raiz até as pontas.

Finalização com antifrizz
Para uma dose extra de brilho e redução do frizz, aposte em um spray antifrizz depois da chapinha. Com fórmula rica em queratina vegetal, o Spray de Pentear Liso e Solto, de Plant, tem fórmula leve e proporciona melhor deslizamento na hora de pentear.

Como a hidratação antes da chapinha ajuda
O processo de hidratação serve justamente para repor a água nos cabelos e deixá-los mais maleáveis, brilhantes e macios. Por isso, a hidratação antes da chapinha ajuda a repor a água dos fios e os torna mais fortes para resistir à temperatura.

Passar a chapinha muito devagar não vai deixar o cabelo mais liso. O tempo em contato com o calor pode fazer os fios quebrarem e ficarem com aquele aspecto marcado com linhas. O movimento reto na hora de pranchar os fios pode deixar o cabelo com aquele ar chapado e com as pontas espigadas.

Protetor térmico é seu novo melhor amigo
O protetor térmico cria uma proteção física para os fios, deixando-os mais resistentes ao calor e, consequentemente, aos danos. Esse produto geralmente deve ser aplicado com o cabelo ainda molhado, mas ele também pode ser usado no cabelo seco caso ele tenha secado naturalmente.

Usar a chapinha todos os dias pode deixar os fios fragilizados, por isso, prefira utilizá-la uma ou duas vezes por semana, sem esquecer, claro, dos cuidados necessários. Além disso, os danos podem não ser vistos nos primeiros usos, mas são acumulativos de usos frequentes.

O especialista em cabelo da Natura Guilherme Cassolari dá algumas dicas que te ajudarão a diminuir o frizz.

  1. Proteja fios antes e depois da escova. ...
  2. Desembarace os fios com a escova certa. ...
  3. Enxugue o cabelo do jeito certo. ...
  4. Diminua a temperatura da água no banho. ...
  5. Invista em hidratação para diminuir o frizz.

Como finalizador, o reparador de pontas pode ser usado antes ou depois da escova, chapinha ou babyliss. Ele pode ser aplicado nos cabelos úmidos ou secos, já que em ambos os casos vai gerar o mesmo efeito.

Os especialistas recomendam passar a prancha somente nos dias de lavagem do cabelo - em dias alternados ou três vezes por semana, por exemplo. "É importante também dar um descanso para a prancha e usar o secador pelo menos uma semana no mês, pois ele danifica muito menos os fios", explica a hair stylist Aline.

A dica é usar tecidos que sejam de algodão ou seda e evitar usar grampos na hora de prender, porque o acessório pode quebrar os fios e até mesmo machucar o couro cabeludo durante o sono. Como fazer: Você pode cortar uma meia calça fina na parte da cintura ou usar uma touca pronta de algodão.