Quantas caixas pretas tem um avião?

Perguntado por: odias . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Geralmente, as aeronaves contam com duas caixas pretas, sendo uma para armazenar gravações das conversas de voz no interior da cabine dos pilotos e outra para dados técnicos dos momentos finais do voo — como altitude, velocidade do ar, direção e empuxo do motor.

É feita de aço inoxidável e titânio, sendo assim resiste a temperaturas que cheguem a 1.100ºC, por até uma hora, e na água resiste a uma profundidade de 6.000 metros onde a pressão é de aproximadamente 20.000 pés. É composta por duas caixas do tamanho de uma caixa de sapato e são colocadas distante da cabine, na cauda.

“Em aviões menores, não é obrigatório a instalação de caixa-preta, até porque é um equipamento caro. Custam entre US$ 30 mil e US$ 40 mil”, concluiu o gerente de manutenção da Gol.

Se a mesma aeronave fosse construída com resina e misturas de metais (os mesmos materiais que protegem as áreas eletrônicas da caixa-preta), seu peso seria de aproximadamente 550 t. "Isso torna o voo inviável. Seriam necessários motores gigantescos para tirar esse avião do chão.

Há quem se considera duro na queda, mas nada pode superar a caixa preta, ele é composto de uma liga ultra-resistente de titânio e aço, além de conter algo bem semelhante a uma esponja que o protege do calor e também seu peso é de aproximadamente 4,5 quilos podendo suportar o impacto de 3 mil vezes esse peso, sua ...

Geralmente localizadas nas caudas dos aviões, as caixas pretas são feitas de aço inoxidável, titânio e outros materiais extremamente resistentes que consigam suportar o desgaste e impacto de um possível acidente aéreo.

O uso de caixas-pretas é obrigatório em aeronaves com mais de seis assentos e serve para ajudar a entender as causas e prevenir acidentes. Porém, futuramente, elas poderão ser substituídas por sistemas mais modernos, que transmitem os dados do avião em tempo real e via satélite.

Por representar uma maior dificuldade, a caixa preta acabou se tornando laranja, para facilitar que seja encontrada. Algo dessa cor, como podemos imaginar, acaba se destacando mesmo em cenários onde a destruição tomou conta.

São colocadas normalmente na cauda do avião e feitas de materiais muito resistentes, como aço inoxidável e titânio, capazes de suportar uma aceleração de 33 km/s², um impacto de 3400G durante 6,5 milissegundos, equivalente a um impacto com velocidade de 270 nós (500 km/h) e uma distância de desaceleração de 4,5 metros.

Não há caixa preta, então não será possível recuperar os últimos movimentos da embarcação. Mas quanto mais peças da embarcação puderem ser levadas de volta à superfície, melhor.

As asas de um avião são, obviamente, ocas, porque são feitas para armazenarem combustível, além de toda a necessidade operacional. No caso de aeronaves comerciais, não existe propriamente um tanque na fuselagem e sim um revestimento especial para deixar o querosene ali em segurança.

asas

Qualquer aeronave, pequena ou grande – e principalmente as comerciais – armazena seu combustível nas asas. Isso acontece porque as asas formam o centro de gravidade do avião, é o local mais seguro para se acomodar combustível e garantir a estabilidade do avião durante a viagem.

A caixa-preta grava informações vindas de todas as grandes áreas do avião: motor, asas, freios etc. Mas a caixa não se comunica diretamente com elas. Sensores reúnem os dados de cada área e os encaminham para a unidade de aquisição, geralmente posicionada sob a cabine.