Quem inventou a caixa preta?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

David Warren

A caixa preta foi inventada pelo cientista australiano Dr. David Warren, em meados de 1950, quando ocorria uma série de desastres aéreos no país, mas foi apresentado ao público somente em 1957.

Acredita-se que o nome foi herdado de um outro equipamento utilizado pela Royal Air Force, a força aérea britânica, durante a Segunda Guerra Mundial. Tratava-se de um radar, o qual possibilitava ao piloto uma melhor visualização por de trás das nuvens ou até mesmo no escuro.

O equipamento é feito para resistir à quedas, e por isso, é feito de materiais extremamente resistentes, como aço inoxidável e titânio.

São colocadas normalmente na cauda do avião e feitas de materiais muito resistentes, como aço inoxidável e titânio, capazes de suportar uma aceleração de 33 km/s², um impacto de 3400G durante 6,5 milissegundos, equivalente a um impacto com velocidade de 270 nós (500 km/h) e uma distância de desaceleração de 4,5 metros.

A caixa-preta é, na verdade, laranja. E tem duas tiras que refletem a luz. Assim fica mais fácil encontrá-la no mar, em florestas ou em meio aos destroços do avião. Com cerca de 13 cm de altura, 22 cm de largura e 40 cm de comprimento, ela aguenta uma temperatura de até 1.100°C.

A princípio consideraram a caixa preta como uma forma de extrema vigilância e uma forma de manchar a memória dos pilotos acidentados apresentando sua posição face a morte. Em 1958, os ingleses e os norte-americanos se interessaram pelo aparelho do Dr. Warren e passaram a utilizá-lo em seus aviões.

Geralmente, as aeronaves contam com duas caixas pretas, sendo uma para armazenar gravações das conversas de voz no interior da cabine dos pilotos e outra para dados técnicos dos momentos finais do voo — como altitude, velocidade do ar, direção e empuxo do motor.

Há quem se considera duro na queda, mas nada pode superar a caixa preta, ele é composto de uma liga ultra-resistente de titânio e aço, além de conter algo bem semelhante a uma esponja que o protege do calor e também seu peso é de aproximadamente 4,5 quilos podendo suportar o impacto de 3 mil vezes esse peso, sua ...

A obrigatoriedade da caixa preta nos automóveis só é aplicável a carros lançados a partir de julho de 2022, segundo a diretiva 2019/2144.

Não há caixa preta, então não será possível recuperar os últimos movimentos da embarcação. Mas quanto mais peças da embarcação puderem ser levadas de volta à superfície, melhor.