Porque o avião 14-Bis tem esse nome?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

História. O voo do Oiseau de Proie III na capa do Le Petit Journal de 25 de novembro de 1906. O 14-bis era inicialmente constituído por um aeroplano unido ao balão 14, em testes feitos por Santos Dumont em meados de 1906 – daí o nome "14-bis", isto é, o "14 de novo".

do inventor brasileiro Santos Dumont que aqui no Brasil é considerado o inventor do avião mas a história é polêmica deixa para outro vídeo ele tem esse nome porque antes de fazer aviões antes Dumont fez vários balões voadores dirigíveis e cada balão dele tinha um número o primeiro teste do avião foi feito acoplado num ...

O “14 BIS” tem capacidade para um tripulante. Foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle (centro de Paris), no dia 23 de outubro de 1906.

O 14-bis. Inicialmente, o 14-bis era um aeroplano construído unindo-se ao balão 14. Ainda em testes, o projeto de avião tinha em seu corpo acoplado um balão. O objetivo de Dumont era que o balão reduzisse o peso do aeroplano fazendo com que a decolagem fosse facilitada.

O monumento 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont, passa por uma nova restauração. A réplica, localizada na Praça Bagatelle, de cidade de nome homônima, foi construída no final da década de 1990 e homenageia o pai da aviação.

No dia 12 de novembro, Santos Dumont e o seu 14 Bis percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de velocidade da época 36,84 km/h. O 14 Bis foi a primeira aeronave mais pesada que o ar a levantar voo pelos seus próprios meios.

No Brasil, Santos-Dumont é considerado o inventor do avião, enquanto nos Estados Unidos e em muitos outros lugares os irmãos Wright recebem esse crédito. Ambos fizeram contribuições monumentais para o campo da aviação e ajudaram a lançar a era da aviação moderna”.

Após uma tentativa fracassada de fazer voar um helicóptero, Santos Dumont construiu em julho de 1906 uma máquina híbrida, um avião unido a um balão de hidrogênio. Como o balão utilizado foi o N° 14, o híbrido recebeu o nome de 14-bis (o "14 de novo").

Flyer III

O primeiro avião (de verdade) do mundo foi o Flyer III, projeto posterior dos irmãos Wright. Em 5 de outubro de 1905, Wilbur voou por 39 minutos sobre um campo em Dayton, nos Estados Unidos (pois é, isso também foi antes do 14-Bis).

Alberto Santos Dumont

Santos Dumont: o pai da aviação (ou não?)
Entre os brasileiros, é praticamente unanimidade: é daqui o criador do avião. Alberto Santos Dumont (1873-1932), antes de colocar o célebre avião 14-bis, já havia conquistado fama internacional ao, em 1901, voar com os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.

Desses inventos, o mais disseminado é, sem dúvida, o relógio de pulso. Se não foi o criador do objeto, Dumont certamente merece registro por tê-lo difundido como item quase obrigatório no dia a dia. No início de século XX, a ideia de usar relógio no pulso apenas começava a se desenvolver.

No ano de 1899, Santos Dumont construiu dois aparelhos. O já citado Nº 2, que caiu logo no primeiro ensaio. E o dirigível Nº 3 que era um projeto totalmente novo e tinha seu invólucro inflado com gás de iluminação, que tinha a vantagem de ser mais barato e que apresentava um risco menor de explosão.

Conheça as principais invenções de Santos Dumont, um dos maiores nomes do Brasil

  • BALÃO INFLADO.
  • DIRIGÍVEIS E HANGAR.
  • AVE RAPINA.
  • CHUVEIRO AQUECIDO E O RELÓGIO DE PULSO.