O que significa a letra Y no cubo mágico?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 10 votos

Y – Movimento do cubo por completo no sentido U.

R - right / direita horário. R' - right / direita anti-horário. R2 - right / direita duplo. L - left / esquerda horário.

OLL significa "Orientation Last Layer" ou seja, orientação da última camada. Neste passo nós iremos finalizar todas as peças amarelas no topo do cubo. Depois de finalizar as duas primeiras camadas, as peças amarelas do seu cubo devem estar iguais a um dos 57 casos a seguir.

As Letras nos Algoritmos
Cada face do cubo é marcada com a letra inicial do seu nome em inglês. Uma letra sozinha significa uma rotação no sentido horário da face, enquanto uma rotação anti-horária é marcada com uma linha (ex. F'). A boa notícia é que usaremos apenas F, R, U e L neste tutorial.

A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Vejamos alguns movimentos: Y significa rodar (90 graus) a face da direita no sentido horário, passando as três peças da direita com vermelho, azul e amarelo para a face superior.

As seis faces do cubo mágico s˜ao chamadas de U (cima), D (baixo), L (esquerda), R (direita), F (frente) e B (trás).

Depois de finalizar a permutação das peças amarelas você deve encontrar em qual dos 21 casos o seu cubo se encontra e aplicar a fórmula correspondente.

O F2L consiste em você fazer as duas primeiras camadas do cubo ao mesmo tempo (seria fazer o passo 2 e 3 do método básico). É normal que assim que comece a aprender essa etapa seu tempo piore, já que você estará mais concentrado procurando 2 peças ao mesmo tempo.

O OLL (Orientação da Última Camada) é a última etapa do Método Fridrich para completar o cubo magico. No total, a OLL é composta por 57 casos.

O Cubo Rubiks Edição Desafio Impossível possuis faces lenticulares que mudam de cor. Ele possui 2 soluções diferentes dependendo do ângulo em que for visto. É uma novidade no clássico quebra-cabeça que testa as habilidades dos jogadores.

Existem várias vantagens. O cubo mágico ajuda a: aprimorar a leitura; desenvolver a interpretação; aumentar a auto-estima; incentivar o interesse e a iniciativa; melhorar o raciocínio lógico e potencializar a concentração.

Assim como o computador, o cubo possui algoritmos, são sequências de instruções que ao serem seguidas, permitem que ele seja resolvido. Isso significa que se você souber o passo a passo dos movimentos a serem realizados, ou seja, se você dominar a técnica por trás, você consegue resolver qualquer cubo mágico sem errar.

3. Apenas cerca de 5,8% da população do nosso planeta pode resolver um cubo de Rubik! Mas se você quiser experimentar, obter ajuda não é trapaça: veja o Tutorial do Cubo de Rubik.

Um hacker japonês conhecido apenas pelo codinome “Human Controller” criou um cubo mágico capaz de se resolver sozinho. A obra de engenharia e robótica foi publicada no YouTube e mostra o pequeno dispositivo se contorcendo até voltar ao estado original em menos de um minuto.