O que é caixa preta em TI?

Perguntado por: ozagalo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Como você sabe, uma caixa preta é um dispositivo, sistema ou programa que permite visualizar os dados de entrada e de saída, mas não fornece uma visão dos processos e nem do funcionamento entre eles.

Teste de caixa-preta é um teste de software para verificar a saída dos dados usando entradas de vários tipos. Tais entradas não são escolhidas conforme a estrutura do programa. Quanto mais entradas são fornecidas, mais rico será o teste.

Tester. Os testes funcionais, também conhecidos como testes de caixa-preta, é uma validação de software na qual determinada funcionalidade é verificada, sem levar em conta a estrutura do código-fonte, os detalhes de implementação ou os cenários de execução.

Técnicas de teste da caixa negra

  • Testes em pares. O teste em pares é uma forma de teste que se concentra em experimentar cada combinação de dados que é possível no software. ...
  • Análise do valor-limite. ...
  • Testes de transição do Estado.

Baseia-se nos requisitos básicos do software, sendo o foco nos requisitos da aplicação, ou seja, nas ações que deve desempenhar. Os níveis de teste caixa preta são Integração, Sistema, Aceitação, Alfa e Beta. Possuem métodos e classes, comandos de repetição e condições.

Acredita-se que o nome foi herdado de um outro equipamento utilizado pela Royal Air Force, a força aérea britânica, durante a Segunda Guerra Mundial. Tratava-se de um radar, o qual possibilitava ao piloto uma melhor visualização por de trás das nuvens ou até mesmo no escuro.

Os testes end-to-end são utilizados no processo de desenvolvimento de software para testar a função e os níveis de desempenho de uma aplicação quando utilizada como um produto. O objectivo dos testes de ponta a ponta (ou E2E) é obter uma melhor ideia de como um produto se comportaria quando utilizado num ambiente vivo.

O nome Caixa branca simboliza a capacidade de percorrer a camada externa do software (ou “quadro”) em relação à operação interna. Da mesma forma, o nome 'black box' em 'Black Box Testing' simboliza que não podemos ver o funcionamento interno do software. Portanto, só podemos testar a experiência do usuário final.

Os testes de Caixa Cinza são amplamente descritos como um híbrido das abordagens de testes de Caixa Branca E de Caixa Preta, onde o testador possui algum conhecimento da estrutura/código do sistema que está sendo testado.

O teste de caixa preta pode ser também chamado de teste funcional! Diferente do teste de caixa branca, ele possui esse nome porque o código-fonte é ignorado no teste. Assim, ao se utilizar dessa técnica, o tester não está preocupado com os elementos constitutivos do software, mas em como ele funciona.

A caixa-preta é composta por dois equipamentos separados: o Cockpit Voice Recorder (CVR) e o Flight Data Recorder (FDR). O primeiro grava todo o áudio captado na cabine de comando do avião por meio de três microfones: um do comandante, outro do co-piloto e um terceiro instalado na parte superior do painel.