Quando você paga uma dívida o score aumenta?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

O pagamento e a regularização das dívidas tendem a aumentar a pontuação, mas pode levar um tempo para que ela suba. Não há "fórmula mágica" para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas, melhor para a pontuação.

Dicas para aumentar o Serasa Score

  1. Ative o Cadastro Positivo e mantenha as contas em dia. ...
  2. Saia da inadimplência e quite as parcelas de dívidas até o prazo de vencimento. ...
  3. Não peça muito crédito em pouco tempo. ...
  4. Desenvolva um tempo de relacionamento com o mercado de crédito.

Pagar para aumentar o Serasa Score é seguro? Não! O Serasa Score é calculado com base em uma série de informações sobre o histórico e os hábitos financeiros dos consumidores, e não é possível, em hipótese alguma, obter aumento na pontuação de crédito em troca de qualquer tipo de pagamento.

O que compõe a sua pontuação

  • Compromisso com crédito 55% Informações do seu Cadastro Positivo referentes aos créditos contratados.
  • Registro de Dívidas e Pendências 33% Pendências em seu nome, dívidas e pagamento de dívidas.
  • Consultas ao seu CPF 6% Consultas realizadas por empresas no seu Score.
  • Evolução financeira 6%

O Score não subiu
Será necessário demonstrar que o comportamento mudou e que a pontualidade é permanente. Quanto mais tempo o consumidor mantiver esse novo comportamento, de pagar em dia suas contas, melhor. Assim, nos próximos meses, os credores poderão reavaliar o risco de conceder crédito.

Score bom: de 501 a 700 pontos. Baixo risco de inadimplência. Score excelente: de 701 a 1000 pontos. Muito baixo risco de inadimplência.

A única forma de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia. Por isso, desconfie sempre de pessoas que pedem dinheiro em troca de serviços para aumentar o score. Isso não é possível nem permitido. Aliás, o Serasa Score é um sistema gratuito.

Durante muito tempo esse dado ficou restrito às empresas, mas, agora simples mortais como eu e você já podemos descobrir o nosso SCORE e esfregar na cara da sociedade que temos o SCORE de 1.000 (apenas 20 pessoas tem SCORE de 1.000 no Brasil, se você é uma delas, comente aqui).

As pontuações podem distintas porque cada um dos Órgãos de Proteção ao Crédito possuem parcerias com bancos de dados diferentes. Isso significa que cada um deles coleta informações de instituições financeiras e empresas diferentes, de acordo com o convênio e parcerias que fazem.

Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no CPF, melhor para o Serasa Score. O cancelamento do Cadastro Positivo pode impactar negativamente a pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode ter a pontuação mais baixa do que poderia.

0-300 pontos: Score baixo. 301-500 pontos: Score regular. 501-700 pontos: Score bom.

Como o Serasa Score é calculado? A pontuação é dinâmica e muda conforme os fatores positivos e negativas da vida financeira de cada pessoa. O peso que tem mais impacto na pontuação é o pagamento em dia dos compromissos com crédito, como a parcela de uma compra ou fatura do cartão de crédito.

Os principais bancos que podem aprovar cartão de crédito com score baixo são: Banco Inter, Digio, Neon, Santander SX e BMG.

É preciso aguardar, no mínimo, 30 dias para a atualização das principais informações de dívidas no Serasa e SPC, além do sistema do Banco Central. Após esse período, quem deseja realizar um financiamento pode solicitar que uma instituição financeira verifique se é possível realizar o empréstimo de crédito.

5 dias

Mas você sabe qual é o prazo para as empresas retirarem as restrições do seu nome? A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa.