O que fazer para proteger seu celular?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Para se proteger antes de eventual roubo

  1. Não mexa no celular enquanto anda. ...
  2. Use código e opção de bloqueio automático da tela. ...
  3. Ative biometria ou reconhecimento facial em aplicativos. ...
  4. Ative a autenticação de dois fatores. ...
  5. Não salve informações importantes (como senhas) no aparelho. ...
  6. Tenha um chip reserva.

Utilize o bloqueio automático da tela
Assim, caso seja roubado quando estiver desbloqueado, a chance de o criminoso conseguir acessar as informações do celular será reduzida. Alguns smartphones oferecem a opção de bloqueio de tela após 30 segundos sem uso.

Use um aplicativo de bloqueio de chamadas.
Esses aplicativos identificam e interrompem chamadas robóticas ilegais e impedem outros golpes de chegar ao seu telefone. Os serviços nem sempre são perfeitos e podem acabar rotulando uma chamada legítima como spam.

Como evitar que seu celular seja clonado

  1. Atualize a senha do celular constantemente. ...
  2. Não clique em links suspeitos. ...
  3. Ative a verificação em duas etapas. ...
  4. Evite usar Wi-Fi público. ...
  5. Não compartilhe informações pessoais. ...
  6. Não conceda acesso ao celular em computadores compartilhados.

Ao usar a função Proteger Dispositivo, o acesso aos dados fica bloqueado imediatamente, se o estiver conectado à internet. É possível desbloquear o celular após esse procedimento, mas será necessário digitar o código de acesso ou combinação na tela de bloqueio ao ter o dispositivo em mãos.

AppLock

O AppLock bloqueia seus aplicativos, fotos, vídeos e qualquer outro recurso do telefone — é uma ótima maneira de proteger sua privacidade no Android. Bloqueie quase todas as funções do telefone com um PIN, padrão ou impressão digital.

No Android, clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela inicial do WhatsApp. Em seguida, selecione “Configurações”. Selecione "Conta" e, na sequência, escolha a opção “Confirmação em duas etapas” e aperte “Ativar” para inserir uma senha. O WhatsApp também oferece a proteção biométrica.

Bloqueio de celular com biometria
“Os meios de bloqueio de celular ou computadores mais seguros são os mais complexos. Nesse contexto, o desbloqueio por biometria é atualmente um dos meios mais seguros e mais difíceis de se burlar”, afirma o especialista da PROTESTE.

Falando em segurança bruta, o método mais seguro sempre será a senha numérica (considerando um sistema que previne ataques Brute Force).

A senha alfanumérica é a mais abrangente, pode englobar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como @, # $ e outros, por isso é tida como a senha mais segura.

Assista | Como aumentar a segurança do seu celular - Serasa Ensina

  1. Golpe do falso sequestro. O telefone toca, no visor o número é desconhecido ou não identificado. ...
  2. Roubo de dados financeiros ou vishing. Uma simples ligação pode levar a vítima a cair em fraudes bancárias ou ter seus dados roubados. ...
  3. Roubo de dados pessoais.

No caso de compras com o seu CPF, o primeiro passo é procurar a empresa que forneceu o crédito e também o banco para alertar sobre o uso indevido. Para evitar maiores danos materiais e morais, é imprescindível realizar um boletim de ocorrência (B.O) e notificar o acontecimento no sistema do SPC Brasil.