Quando usar forno com convecção?

Perguntado por: vmarinho7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Eles também funcionam bem para assar carne, quando você quer que a carne esteja macia por dentro e bem passada por fora. 2. Reduz o tempo de cozimento ao permitir preparos simultâneos (como por exemplo, duas assadeiras de pão de queijo ou dois pães).

O forno de convecção conta com um sistema acelerado de ventilação do ar quente dentro de sua câmara. E que ocorre até 20% mais rápido do que em fornos convencionais. Como o ar quente circula mais rápido, o orno de convecção economiza tempo e energia ou gás.

O forno combinado é ainda uma evolução do forno de convecção. Ele também é equipado com uma turbina, e, além dela, traz um injetor de vapor. Por isso é possível produzir desde alimentos no vapor, até no ar quente e seco. Ou seja, este é o único forno que combina várias funções diferentes.

O forno convector, normalmente chamado também de forno de convecção, é um modelo que utiliza o fluxo do ar quente para auxiliar no cozimento da comida. Para que esse processo aconteça, a estrutura do equipamento conta com uma câmara com turbina específica para a circulação de ar.

Fonte de energia
Devido ao seu tamanho reduzido, os fornos de convecção funcionam com energia elétrica. Já os fornos turbo, podem ser elétricos ou gás (GLP ou gás natural).

Com a Convecção, o ventilador e as resistências superior e inferior do forno criam uma corrente de ar quente em torno dos alimentos, fazendo com que o calor seja melhor distribuído.

Forno a gás
É muito utilizado para alimentos que levam mais tempo assando, como a carne bovina e a de porco, e também para grandes quantidades ou volumes. Também existem fornos a gás especiais para pizzas, que possuem uma pedra refratária que armazena o calor, proporcionando regularidade na queima.

Convecção: é a transferência de calor que ocorre em fluidos que apresentam diferenças de temperatura em seu conteúdo. Quando é fornecido calor a um fluido, formam-se correntes convectivas, que transmitem o calor até que todo o fluido entre em equilíbrio térmico.

Existem dois tipos principais de convecção do calor: Calor causa o movimento do fluido (via expansão e pela força de flutuação), enquanto ao mesmo tempo também fornece o próprio calor a ser transportado por esse movimento mássico do fluido devido a simples diferenças de densidade.

TIPOS DE AQUECIMENTO
Já o aquecimento por convecção é realizado através da circulação de ar aquecido dentro do colchão, com essa circulação de ar, toda a superfície corpórea do paciente é aquecida de maneira uniforme.

O forno de convecção difere-se dos outros por possuir uma câmara com turbina para a melhor circulação de calor. A irradiação, inclusive, tende a ir para o fundo do prato.