Porque o metal esquenta mais do que a madeira?

Perguntado por: odavila2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Esse processo é chamado de condução, onde a energia térmica passa de partícula para partícula no meio. Acontece que os metais são ótimos condutores de calor, enquanto que a madeira é péssima condutora, sendo inclusive usada como isolante.

Isso ocorre porque o metal é um bom condutor térmico e permite a saída do calor do líquido no interior da lata mais rapidamente.

Tanto o metal quanto a madeira estão no quarto há algum tempo, então, ambos com a mesma temperatura, de aproximadamente 20 graus Celsius. Então, por que, para você, o metal parece mais frio? E a resposta simples para isso é que o metal é mais eficiente para retirar o calor do seu corpo.

Entre esses meios, os metais são considerados os melhores condutores de calor, pois têm os elétrons externos dos átomos com ligações mais fracas. Assim, eles são livres para transportar a energia por meio das colisões dentro do metal.

Como o metal é melhor condutor de calor do que a madeira, o calor da mão é transferido mais rapidamente para o metal, por isso ele parece estar mais frio que a madeira.

Na realidade, a madeira é um isolante térmico natural, ou seja, não absorve calor nem frio, mantendo um conforto maior.

O cobre e o alumínio são os metais que apresentam maior potencial de condutividade térmica. Na contrapartida, o aço e o bronze possuem as mais baixas. Essa característica acaba sendo decisiva na hora de escolher o metal para uma determinada solução.

1 – O Seu Material
Metais com alta resistividade, como aço, aquecem rapidamente, enquanto metais com baixa resistividade, como cobre, ou alumínio demoram mais tempo para aquecer.

A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.

Grafeno

Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo.

As fortes ligações químicas no metal não podem ser quebradas facilmente. Um pedaço de madeira, por sua vez, não tem essas ligações fortes, por isso não tem a capacidade de absorver a energia da chama.

Tal fenômeno ocorre porque a condutividade térmica do metal é maior que a da madeira, o que implica uma maior transferência de energia entre nossa mão e o metal do que entre nossa mão e a madeira.

No entanto, a madeira é isolante térmico? Sim, é possível classificá-la como uma matéria-prima de baixa condutividade térmica. Isso significa que o material é capaz de manter a temperatura da casa neutra, pois não absorve e nem dissipa o calor quando as temperaturas estão muito quentes ou em dias muito frios.

A madeira é um ótimo isolante natural, pois é um material de baixa condutividade térmica. Ou seja, mantém a temperatura da casa neutra, sem absorver o calor em dias muito quentes, e sem dissipar o calor em dias muito frios.