Quem descobriu a convecção de calor?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Henri Bénard

Henri Bénard (1874 – 1939) foi um físico francês, renomado pela descoberta do fenômeno termodinâmico da convecção do calor (convecção térmica) em líquidos, posteriormente chamado de convecção de Bénard.

A convecção ocorre pelo aquecimento de fluidos, como os gases atmosféricos ou até mesmo a água. Com o aumento da temperatura, a densidade desses fluidos diminui, favorecendo a força de empuxo sobre eles.

Convecção: é a transferência de calor que ocorre em fluidos que apresentam diferenças de temperatura em seu conteúdo. Quando é fornecido calor a um fluido, formam-se correntes convectivas, que transmitem o calor até que todo o fluido entre em equilíbrio térmico.

Existem dois tipos principais de convecção do calor: Calor causa o movimento do fluido (via expansão e pela força de flutuação), enquanto ao mesmo tempo também fornece o próprio calor a ser transportado por esse movimento mássico do fluido devido a simples diferenças de densidade.

Convecção é um dos processos de transferência de calor que ocorre por meio da movimentação interna de fluidos, como a água ou o ar atmosférico, graças ao empuxo atmosférico. O vapor que sobe da xícara faz esse movimento devido ao processo de convecção.

Objetivo: constatar que nos fluidos o calor se propaga deslocando camadas de matéria o que denomina-se corrente de convecção.

A convecção térmica é uma das formas de propagação do calor que ocorre nos líquidos e gases. Ela recebe esse nome pois a transmissão do calor acontece por meio das correntes de convecção circulares que se formam por conta da diferente de densidade entre os fluidos. Note que a densidade muda quando a temperatura varia.

Portanto, a movimentação do magma na forma das correntes de convecção faz com que o manto terrestre funcione como se fosse uma “esteira rolante” sobre a qual se movimentam as placas tectônicas da crosta terrestre.

I. na convecção, o calor é transferido de um lugar para outro tendo como agentes os próprios fluidos; II. na condução, ocorre a transferência de energia cinética entre as partículas; III. na irradiação, o calor é transmitido sob a forma de ondas eletromagnéticas.

A convecção só ocorre em fluidos (líquidos e gases) porque precisa do movimento das partículas para a troca de calor. Nos sólidos, as partículas não se movem livremente, assim, não pode ocorrer convecção.

A convecção térmica é uma forma de propagação de calor pela formação de correntes de convecção descendentes e ascendentes. A irradiação térmica é uma forma de propagação de calor pelas ondas eletromagnéticas, as quais se propagam no vácuo.

A água, assim como os demais fluidos, sofre convecção durante o aquecimento porque a parte aquecida, que em geral é a parte de baixo, fica mais leve (passa a ter menor densidade) do que as demais partes. Então a parte aquecida sobe, enquanto que outra desce para ocupar o lugar da que subiu.

Convecção. A transmissão de calor por convecção só é possível em meios fluidos, como ar e água, em que a transferência de calor se dá devido ao próprio movimento do meio.

Como o vento se forma? A resposta está na propagação de calor por convecção. A palavra convecção, de acordo com o dicionário Aurélio, significa "processo de transmissão de calor que é acompanhado por um transporte de massa".

Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.

Enquanto a propagação por irradiação se dá mesmo na ausência de matéria (vácuo), a propagação por condução exige o contato entre os objetos que trocarão calor e a propagação por convecção envolve a movimentação da matéria.