Quando surgiu a primeira epidemia?

Perguntado por: itrindade6 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

A Praga de Justiniano deflagrou entre 541 e 750 da nossa era. Foi considerada a primeira pandemia historicamente documentada e o primeiro caso de peste bubónica que vitimou aproximadamente 50 milhões de pessoas, isto é, cerca de 26 % da população mundial, ou seja, mais de metade da população europeia.

Em 1817, aconteceu a primeira epidemia global de cólera, responsável por vitimar centenas de milhares de pacientes.

Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Acredita-se que o vírus veio do porco e de aves, e o primeiro caso foi registrado no México. A OMS elevou o status da doença para pandemia em junho daquele ano, após contabilizar 36 mil casos em 75 países. No total, 187 países registraram casos e quase 300 mil pessoas morreram.

A gripe espanhola é considerada uma das pandemias mais devastadoras e letais da história. A doença alastrou-se por todas as regiões do mundo e deixou o maior número de infectados e mortos, se comparada com outras pandemias.

Gripe. A primeira pandemia reconhecida, provavelmente de gripe, iniciou na Ásia no verão de 1580 e se espalhou para a África e Europa, e América do Norte. A primeira pandemia reconhecida dos anos 1700 ocorreu entre 1729 e 1733. Se originou na primavera de 1729 na Rússia passou para a Europa e daí para o mundo todo.

Além do coronavírus, ainda há outra pandemia ativa: 37,9 milhões de pessoas que convivem com o HIV (vírus da imunodeficiência humana), de acordo com os últimos dados disponibilizados pela Unaids (Programa da ONU para o combate do HIV/Aids), do fim de 2018.

A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850.

O primeiro caso confirmado de pessoa com o novo coronavírus no Brasil ocorreu em 26 de fevereiro de 2020.

A epidemia mais notória da história foi a Peste Negra, que vitimou um terço da Europa no século XIV. A mortandade reduziu a oferta de mão-de-obra a ponto de enfraquecer os senhores de terras frente aos servos, abrindo espaço para o fim do feudalismo.

E qual é a diferença entre endemia, epidemia, pandemia e surto? A resposta, basicamente, tem relação com a escala e a frequência com a qual uma doença está contaminando as pessoas.

HIV/AIDS (1981-presente): 25-35 milhões de mortes
Esse vírus infecta as células do sistema imunológico, prejudicando a capacidade do organismo de combater doenças.