Pode tomar ozônio?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ao contrário da água oxigenada, a água ozonizada pode ser bebida sem problemas. Seja na forma de água ou como óleo, o ozônio pode ser aproveitado de forma benéfica, embora possa ser tóxico quando se encontra no ar. A água ozonizada deve ser preparada e bebida gelada e em até 10 minutos após o preparo.

É importante destacar que apesar dos inúmeros benefícios para a nossa saúde, existe um limite para a concentração do ozônio na água e também nos alimentos. Normalmente o indicado é a ingestão de no máximo 0,2 ppm (partes por milhão).

Pessoas com hipertireoidismo ou pressão arterial descompensada, anemia grave, hemorragias recentes de órgãos, leucemia, patologias com alto estresse oxidativo, além de pacientes transplantados podem não estar em condições de receber o ozônio no momento.

Aplicação bucal; Aplicação retal; Injeção subcutânea; Auto-hemoterapia, ou seja, o sangue é retirado do organismo, misturado ao ozônio e depois aplicado novamente no indivíduo.

Um dos principais benefícios e diferenciais da água com ozônio é que o purificador que a fornece consegue eliminar vírus do líquido, desde que esteja em baixa concentração. Por isso, é a melhor opção para quem deseja ter certeza do consumo de uma água de altíssima qualidade todos os dias.

Em humanos, o ozônio afeta o sistema respiratório, sistema cardiovascular e causa mortalidade. Estudos relatam que em humanos, o ozônio tem efeitos nos olhos, pele, sistema imunológico e causa danos no DNA.

Devido às suas fortes propriedades oxidantes, o ozônio é tóxico para os humanos e pode causar problemas respiratórios. O contato com o gás prejudica o crescimento de vegetais e plantas. Além disso, a alta reatividade do ozônio reduz a capacidade natural da flora de retirar o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera.

De maneira segura e eficiente, o ozônio demonstrou-se eficaz contra situações como:

  • Úlceras;
  • Fístulas;
  • Perda de pele em feridas não cicatrizantes;
  • Complicações sépticas pesadas, crônicas e resistentes a antibióticos;
  • Procedimentos cirúrgicos;
  • Infecções secundárias da pele.

O ozônio é um grande agente anti-inflamatório que diminui o estresse oxidativo e inflamação do corpo. Como ele elimina toxinas, isso acelera o processo de emagrecimento, além de atuar como destruidor das células de gordura.

Para se ter uma ideia, o tempo médio em que o ozônio se mantém íntegro é de 30 minutos em uma temperatura de 20ºC. Sendo assim, o recomendado é que a Ozonioterapia seja feita durante os 10 primeiros minutos em que o gás é obtido. Nesse tempo, a dose inicial é perdida em 10%.

A ozonioterapia pode ser aplicada por diversas vias de administração, como: endovenosa, retal, intra-articular, intramuscular, intravesical, entre outros. O tratamento também pode ser feito pela ingestão de água ozonizada ou pela aplicação de óleo ozonizado na pele, conforme recomendação médica.

“O ozônio é um potente anti-inflamatório, melhora a imunidade, a oxigenação dos tecidos. A gente não vê por que a contraindicação de usar ozônio. Ele tem baixo custo, pode ser feito ambulatorialmente”, defendeu, por exemplo, a presidente do Colégio Médico Brasileiro de Ozonioterapia (CMBO), Wendy Falzoni.

O “ozônio é obtido por síntese”. O ozônio é produzido através da exposição do oxigênio em uma enorme quantidade de energia que pode ser por descarga elétrica ou radiação ultravioleta.

A ozonioterapia é um tratamento estético que usa os efeitos do gás ozônio para combater alguns contratempos de pele. Os mais comuns tratados pelo elemento são a celulite e a gordura localizada. Esse gás ozônio utilizado no tratamento de pele e estética é misturado ao gás oxigênio.

A resposta para a pergunta acima é sim, você pode tomar água ozonizada diariamente, porém a concentração máxima deve ser de 0,2 ppm (partes por milhão).

Previne o envelhecimento precoce; Reduz olheiras escuras e profundas; Rejuvenesce a face; Trata a papada e a flacidez da pele.