Como é feito a ozonioterapia na coluna?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

Cada vez mais presente em países como Inglaterra e Alemanha, a Ozonioterapia é capaz de descomplicar e até baratear este tipo de tratamento, proporcionando mais bem-estar aos pacientes e reduzindo gastos exorbitantes com saúde. No procedimento, o Ozônio Medicinal é injetado diretamente no disco intervertebral.

A novidade é a ozonioterapia, um método complementar para tratamento da dor na coluna. Contra as lombalgias são realizadas injeções em pontos específicos do organismo que, quando em contato com o ozônio medicinal, melhora a sua capacidade de circulação sanguínea e de oxigenação.

O pacote de 20 sessões, com "desconto", sai por R$ 6.440. Mas o uso desse procedimento, que prevê a liberação de gás ozônio no organismo, não é autorizado para tratamentos médicos e prevenção de doenças.

Quando indicada, a Ozonioterapia é um método para auxiliar no combate às dores da coluna. Isto pode ser uma alternativa de tratamento do Centro de Cirurgia da Coluna, pois o Dr. Ernani Abreu é Médico Ortopedista Especialista em Coluna mas também Fisioterapeuta.

Isso é um mecanismo primário por qual o ozônio alivia a compressão das raízes nervosas e a dor relacionada com a hérnia de disco. Complementarmente, o ozônio a 2wt% aparenta interagir com as citocinas intradiscais, gerando uma resposta anti-inflamatória que pode contribuir com a melhor das sintomas.

O tratamento com a ozonioterapia funciona com ação imediata, seja na forma de contato com o organismo através de uma injeção, por exemplo, ou no uso externo.

Para se ter uma ideia, o tempo médio em que o ozônio se mantém íntegro é de 30 minutos em uma temperatura de 20ºC. Sendo assim, o recomendado é que a Ozonioterapia seja feita durante os 10 primeiros minutos em que o gás é obtido. Nesse tempo, a dose inicial é perdida em 10%.

Pessoas com hipertireoidismo ou pressão arterial descompensada, anemia grave, hemorragias recentes de órgãos, leucemia, patologias com alto estresse oxidativo, além de pacientes transplantados podem não estar em condições de receber o ozônio no momento.

Injeção de corticóide para aliviar a dor na coluna
Normalmente tem boa indicação em casos de dor neuropática, como em casos de compressão de nervos, ciatalgia, ciática e lombociatalgia.

5 alimentos tóxicos que você deve evitar

  • 5 alimentos tóxicos que você deve evitar em sua dieta. ...
  • 1 – Comidas enlatadas. ...
  • 2 – Carnes processadas. ...
  • 3 – Adoçantes artificiais. ...
  • 4 – Margarina. ...
  • 5 – Frituras em geral. ...
  • Entenda a importância de desintoxicar o corpo.

Pessoas que passam pela ozonioterapia costumam relatar efeitos colaterais semelhantes aos da gripe, com sintomas ficando mais intensos com o tempo. No caso da aplicação pelo reto, o paciente pode sentir desconfortos, cãibras e gases em excesso, porém tudo isso é temporário.

Quando não há alívio da dor após a infiltração, é alta a chance de que aquela articulação não possa ser considerada a fonte da dor. Para propósitos terapêuticos, esteroides podem ser acrescentados ao agente anestésico local.

Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax). Dessa forma, esses medicamentos agem reduzindo a produção de inflamação corporal, proporcionando alívio imediato da dor.

Então, é feito o uso de analgésicos e antiinflamatórios. Em quase 90% dos casos os pacientes apresentam grandes melhoras. Assim, estão dispostos a viver suas vidas com qualidade. Uma vantagem desse tratamento é não exigir grandes esforços e trocas de hábitos, que podem ser difíceis devido alguns históricos do paciente.

Vários antiinflamatórios não esteroides são eficazes para o tratamento da dor associada a hérnia de disco. Diclofenaco, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, piroxican são alguns.