Quais são as formas de identificação e controle de uma pandemia?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

A vigilância sindrômica pode ser conduzida usando-se méto- dos passivos (por exemplo, notificação espontânea de sinto- mas ou doença por profissionais da saúde) ou métodos ativos (por exemplo, que envolvam entrevistas ou avaliação dos profissionais de saúde para identificação de casos suspeitos da doença sob vigilância ...

a implementação de um sistema de vigilância com o poder de publicar informações a respeito de doenças; a classificação de vacinas como bens públicos; a instituição de mecanismos de financiamento voltados a situações do tipo.

Controle da doença: Refere-se à aplicação de medidas populacionais voltadas a conseguir uma situação de controle da doença, ou seja, à redução da incidência da doença a níveis nos quais ela deixe de ser um problema de saúde pública. As medidas de controle estão voltadas à redução primária da morbi-mortalidade.

Os principais meios de prevenção de infecção pelo novo coronavírus, na comunidade, incluem medidas de contenção como o distanciamento social, a quarentena e o isolamento, que promovem a redução de contato físico entre os indivíduos.

Os três níveis de prevenção são o primário, secundário e terciário. Na prevenção primária, um distúrbio tem o desenvolvimento prevenido. Vacinações, aconselhamento para mudança dos comportamentos de alto risco e, algumas vezes, quimioprevenção são os tipos de prevenção primária.

Fazer campanhas para conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar medidas de proteção, como uso de máscaras e distanciamento social, até que se tenha uma vacina eficaz. Parar de minimizar a importância da pandemia ou de transmitir a ideia de que o pior já passou.

Mas, afinal, o que causa uma pandemia? Os fatores são múltiplos e incluem aglomerações populacionais, contato com animais silvestres, deficiências na estrutura sanitária, entre outros. E por trás de todos eles, está um agente em comum: a ação humana.

evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado. manter uma distância mínima de cerca de um (1) metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando. evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais, independente do uso de máscara.

As primeiras medidas associadas à vigilância, na área da saúde, foram: quarentena e isolamen- to de doentes. Restrição de atividades da pessoa sadia que se expôs a um caso de doença transmissível durante o perío- do de transmissibilidade ou contágio, para prevenir a disseminação da doença durante esse período.

As principais medidas de controle vetorial são de ordem ambiental, química e biológica.

Na saúde pública, os indicadores são classificados em demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade e fatores de risco, recursos e cobertura.

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS – use máscaras do tipo PFF2 ou N95 que estejam bem ajustadas e cubram totalmente o nariz e a boca.

Apresentação comentada, que apresenta as medidas epidemiológicas, em sua escala de medida, as medidas clássicas de incidência e prevalência, as medidas de risco e de "odds ratio" e indicadores de saúde.

Níveis de prevenção em Saúde

  • Prevenção primária.
  • Prevenção Secundária.
  • Prevenção Terciária.
  • Prevenção Quaternária.
  • Prevenção Quinquenária.

Ação de caráter urgente impetrada antes de um processo principal ou no curso desse processo, com objetivo de se evitar eventual prejuízo.