Quando se usa mim e eu?

Perguntado por: exavier . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Para mim: quando exerce a função de objeto indireto na oração, sendo sempre precedido de uma preposição que, nesse caso, é o “para”: comprou para mim; escreveu para mim; etc. Para eu: exerce a função de sujeito da oração, sendo sempre acompanhado de um verbo no infinitivo: para eu comprar; para eu escrever; etc.

Já o “mim” é um pronome pessoal do caso oblíquo tônico (aqueles que têm a pronúncia mais forte e aberta), empregado como objeto indireto e estará sempre acompanhado de uma preposição ao final da frase, por exemplo: “Você trouxe o jantar para mim?” e “Eu disse para ele contar pra mim”.

Simplificando: fique atento para o fato de que o “eu” só será usado se ele for praticar uma ação. Além disso, é importante lembrar que “eu” é usado em frases afirmativas, enquanto “mim” é usado em frases negativas ou após preposições (como em “para mim”, “comigo”, “de mim” etc.).

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é dizer ou escrever a frase "para mim fazer". A frase está errada, pois neste caso a expressão assumiu a função de sujeito e vem seguida de um verbo no infinitivo. Dessa forma, o correto seria "para eu fazer".

Sendo assim, a expressão “para eu” deverá ser usada quando “eu” assumir a função de sujeito. Já a expressão “para mim” será empregada quando “mim” exercer a função de objeto direto. Observe os exemplos: Não pare agora...

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração. Ou seja, a função sintática que os termos assumem nas orações é a principal diferença e parâmetro para saber quando utilizar cada um deles.

Significado de mim
Como falado acima, a forma mim vem precedida de preposição (para mim, entre mim, contra mim) e seu significado é o mesmo: referir-se à primeira pessoa do discurso.

O correto é "me ajuda", uma vez que o pronome "mim" é utilizado somente no final de frases, além de que ele não conjuga verbo.

Resposta verificada por especialistas. A opção CORRETA é "para mim mesma".

Você já ouvir dizer que mim não conjuga verbo? É justamente porque o pronome “eu” vai aparecer antes de verbos, no momento em que estivermos indicando uma ação.

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

A forma correta é meio-dia e meia. Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"