Quando sai o resultado do sigilo de 100 anos?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Quando o sigilo de 100 anos foi criado? O sigilo de 100 anos consta na Lei de Acesso à Informação (LAI), apresentada pelo governo Lula e sancionada em novembro de 2011, durante a gestão da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Pela lei, estão protegidos sob sigilo de 100 anos todas as informações caracterizadas como pessoais, relativas, por exemplo, à intimidade, vida privada, honra e imagem de um cidadão. A legislação prevê que todo conteúdo classificado como pessoal deve ter acesso restrito a contar da data de produção.

Governo Lula quebra primeiro sigilo de 100 anos decretado por Bolsonaro: relembre outros casos que estão na lista.

Histórico Legislativo. O texto inicial da LAI foi apresentado perante a Câmara dos Deputados em 26 de fevereiro de 2003 pelo Deputado Reginaldo Lopes, sendo registrado como Projeto de Lei nº 219, de 2003.

Presidente nega acesso a mensagens sobre Ronaldinho, carteira de vacinação e outros dados relacionados à sua rotina presidencial. O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) impôs sigilo de 100 anos em assuntos envolvendo a gestão federal.

Em julho de 2021, dados dos crachás de acesso de Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro ao Palácio do Planalto foram colocados em sigilo por 100 anos. O segredo foi usado para negar acesso a um pedido de acesso à informação feito pela revista Crusoé.

No caso do sigilo de 100 anos, especificado no artigo 31, a LAI determina que a restrição é válida para informações consideradas pessoais, que dizem respeito à vida privada ou à intimidade de um cidadão.

Sendo assim, o sigilo de 100 anos é uma restrição ao acesso de dados pessoais dos agentes públicos, sendo uma exceção à regra de publicidade dos atos praticados pelos mesmos.

“Quebrar sigilo é pedir para determinados órgãos que detém dados sigilosos da pessoa investiga que repassem esses dados”, resume Karina Bonetti Badawi, professora de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie e consultora em Direito Público no escritório de advocacia Laubenstein.

A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas.

Não revelação de certos fatos,atos cifras ou outra informações de que teve conhecimento por qualquer ocasião de exercício de atividades,dependendo delas ,ser levadas a sanções previstas em lei.

Em 2011, o S enado F ederal aprovou o projeto que deu origem à ch amada L ei de Acesso à I nformação (L AI ), a L ei nº 12.527, de 2011, cumprindo mandamento constitucional que assegura aos cidadãos o direito de receb er dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou coletivo e geral.

LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

Art . 1º Este Decreto regula a classificação, a reprodução e o acesso aos documentos públicos de natureza sigilosa, apresentados em qualquer suporte, que digam respeito à segurança da sociedade e do Estado e à intimidade do indivíduo.

Lula foi o melhor presidente da história e Bolsonaro é o pior, apontam eleitores. O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

A quebra de sigilo, fora das hipóteses autorizadas nesta Lei Complementar, constitui crime e sujeita os responsáveis à pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, aplicando-se, no que couber, o Código Penal, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.