Qual é o significado do Carnaval na Bíblia?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Apesar de ser uma festa bastante secularizada, o Carnaval, na forma como o conhecemos, surgiu como uma celebração cristã. Todas essas celebrações pagãs, com muitas festas, bebedeiras e outros tipos de prazeres, eram condenadas pela Igreja.

Os cristãos praticantes aproveitam a data para a realização de encontros ou retiros com o objetivo de edificação e estudos bíblicos dirigidos. Tudo isso faz do carnaval uma festa popular inserida na cultura popular brasileira.

O carnis levale, conhecido também como carne vale, surgiu como um período para as pessoas extravasarem seus desejos antes de iniciarem a Quaresma. A expressão significa “retirar a carne” e representa o Carnaval exatamente como o momento de preparação para que os prazeres carnais fossem retirados.

A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos.

No entanto, o Carnaval tem suas origens na Europa, ainda na Idade Média, e por mais estranho que isso possa parecer, tem ligação direta com a Igreja Católica. Naquele período, celebrações já existentes e consideradas pagãs foram sendo adaptadas para os costumes já consolidados pelo Cristianismo.

Conforme a história do Carnaval, essa celebração pode estar relacionada a algumas festas de origem greco-romana dedicadas ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos). Nos eventos, as pessoas costumavam embriagar-se, comer muito e entregar-se aos prazeres da carne.

Dionísio

Dionísio era o deus das festas, do teatro, do vinho (e da videira) dos ciclos vitais da Terra. Não à toa, suas celebrações era naturalmente regadas à muito vinho. Entre todas as festas realizadas em sua homenagem, a da chegada da primavera era muito especial.

Festival pagão
A origem do carnaval remonta ao Antigo Egito, quando festejos pagãos “expulsavam” o inverno e celebravam o início da primavera, com homenagem às divindades na expectativa de boas colheitas. Quando Alexandre, o Grande, conquistou o Egito, os gregos também adotaram o festival.

A origem do Carnaval está nas festas aos deuses da Antiguidade. Na Babilônia, se realizava a comemoração das Saceias, onde era permitido que um prisioneiro assumisse a identidade do rei por alguns dias, sendo morto ao fim da comemoração.

De fato, o Carnaval tem uma relação direta com o jejum que acontece na Quaresma, período que antecede a Páscoa Cristã, mas muito se diz que essa é uma festa que remonta a Antiguidade.

O carnaval teria tido suas primeiras raízes na Antiguidade, entre o Egito e a Grécia, em uma comemoração popular que vibrava com a chegada da primavera. A festa marcava o fim do longo inverno e suas vegetações mortas.

Qualquer festa ou comemoração que é contrária ou não adepta aos preceitos do cristianismo; festa mundana, que não é relativa ao cristianismo.