Quem é o santo do carnaval?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

São Jorge

Santo de festa: amado pelos cariocas, São Jorge foi exaltado nos desfiles da Sapucaí neste carnaval | Carnaval 2023 no Rio de Janeiro | G1.

De acordo com o Vaticano, São Jorge segue considerado o "padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros". E é um santo que costuma ser invocado "contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas".

Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos—uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.

Ogum e Oxóssi
Além de São Jorge ser associado, na Bahia, a Oxóssi, em outros estados, como no Rio de Janeiro, ele é ligado ao orixá Ogum. Ambos são representados pela figura de um guerreiro, como o santo.

Ele passou a ser visto como protetor dos cristãos contra os mouros, como se tivesse aparecido no céu para acompanhar os cristãos nas suas vitórias", diz Londoño.

O Dia de São Jorge é celebrado em todo o mundo com missas e procissões. São Jorge é considerado pela Igreja Católica padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros.

O culto a São Jorge só começa a declinar com o advento da Reforma Protestante, que divide a Europa e abole a devoção aos santos nos países que aderem à nova concepção do cristianismo.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo.

Ogum, no sincretismo religioso conhecido como São Jorge, São Sebastião e até mesmo em algumas regiões, como Santo Antônio, é o orixá guerreiro. “É nosso protetor na guerra do dia-a-dia para defender o pão, nos guardar das violências e dos ataques”, explica Pai Ricardo, da Casa Pai Jacob do Oriente.

Ao que tudo indica, São Jorge na Lua é uma história tipicamente brasileira. Vem do sincretismo religioso, que associa o santo a Ogum, orixá de força masculina, que busca na Lua a feminilidade necessária para o seu equilíbrio.

O que é Salve Jorge:
Salve Jorge é uma saudação usada na umbanda para dar “boas vindas” a “Ogum”, entidade que representa o orixá da guerra, que abre os caminhos e vence as lutas.