Quais são as consequências do Carnaval?

Perguntado por: otavares7 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

O meio ambiente já é degradado diariamente com a poluição do ar, das ruas e das águas. E nas épocas de festas isso aumenta consideravelmente. Vemos ruas cobertas por latas e garrafas, papéis e sujeira. E, além disso, os acessórios típicos do carnaval também podem “estressar” a natureza e o meio ambiente.

Trios elétricos, ruas abarrotadas de pessoas, batuques e música em volume ensurdecedor são muito comuns no Carnaval, assim como as consequências negativas desta superexposição ao som alto. O limite máximo recomendado de exposição a sons é de 85 decibéis, se essa quantidade for ultrapassada há risco de perda auditiva.

Seja para quem gosta de acompanhar bloquinhos ou para quem prefere usar o feriado para descansar, o Carnaval pode trazer impacto positivo para a saúde mental. Convivência social, músicas e até mesmo as fantasias podem ser motivos de alívio e desestresse para aqueles que querem tirar um peso da mente e apenas festejar.

Cristiana lembra que o Carnaval é fonte de renda importante para as comunidades que se organizam em torno das festividades. "Toda a dinâmica do Carnaval é uma fonte de renda para as populações que se dedicam, durante vários meses [para o planejamento da festa].

Proteja-se do sol. Use protetor solar, chapéus, bonés e óculos escuros; – Use camisinha sempre. Tenha cuidado com o seu corpo.

PONTOS POSITIVOS - em muitos lugares, as pessoas saem às ruas para se divertir e festejar com os amigos; shows gratuitos para animar o povo, dentre outros. PONTOS NEGATIVOS - consumo excessivo de álcool por muitos foliões, o que causa acidentes de trânsito; violência física entre foliões, dentre outros.

O Carnaval é o campeão de vendas entre as principais festas nacionais! Além disso, movimenta o turismo, trazendo turistas de todas as partes do Mundo! O Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar e esquecer os problemas, livre do estresse do trabalho e das responsabilidades de nosso cotidiano.

O Carnaval, além de ser uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo dessa mercadoria cultural.

A preparação para o carnaval ensina as crianças sobre trabalho em equipe, criatividade e o valor do esforço coletivo.

“É um fenômeno de massa integrador que traz o benefício da inclusão social e da integração entre as comunidades, pois abre espaço para a manifestação cultural da população e entretenimento livre e gratuito para todos”, explica.

Os resultados mostram que, apesar de não estar no topo da lista de preocupações dos foliões, a sujeira e a poluição gerada no Carnaval são vistas como o principal ponto negativo da festa popular, à frente de problemas como roubos, assédio e consumo excessivo de álcool.

Segundo levantamento do Ministério, a festa deve gerar mais de R$ 8,2 bilhões para a economia brasileira. As estimativas foram feitas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A cifra representa um aumento de 26,9% em relação ao contabilizado em 2022.

O Carnaval normalmente envolve uma festa pública e/ou desfile combinando alguns elementos circenses, máscaras e uma festa de rua pública. As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes perder a sua individualidade cotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social.

Usar camisinha, beber bastante água e tomar bastante cuidado com o seu copo são algumas das precauções indispensáveis para curtir um carnaval sem riscos.