Qual a importância do Carnaval na sociedade?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

"O carnaval faz parte da construção da memória, do incentivo à cultura brasileira e do incentivo à organização popular", explica. Ela destaca que os enredos de samba, por exemplo, são ricos em dados da história brasileira.

O Carnaval, além de ser uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo dessa mercadoria cultural.

A preparação para o carnaval ensina as crianças sobre trabalho em equipe, criatividade e o valor do esforço coletivo.

O carnaval brasileiro gera emprego e renda, promove o desenvolvimento econômico através da indústria do turismo, que tem nos serviços de transporte (aéreo, marítimo e terrestre), de hospedagem e de alimentação sua base. As indústrias de bebidas e de fabricação de instrumentos musicais são importantes.

Seja para quem gosta de acompanhar bloquinhos ou para quem prefere usar o feriado para descansar, o Carnaval pode trazer impacto positivo para a saúde mental. Convivência social, músicas e até mesmo as fantasias podem ser motivos de alívio e desestresse para aqueles que querem tirar um peso da mente e apenas festejar.

Constitui um momento de inversão social, em que o indivíduo tem a liberdade de dizer e fazer coisas que em outras épocas do ano lhe são interditadas. As hierarquias sociais são questionadas, para logo a seguir serem reafirmadas. O indivíduo se perde no êxtase coletivo.

O carnaval, além de ser uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e consumo dessa mercadoria cultural.

O carnaval escolar é um período muito esperado pelos alunos, pois além de expressão artística e cultural, é também um momento de diversão para eles. Por isso, é importante desenvolver atividades festivas que estimulem a participação e a criatividade dos alunos.

As festas de Carnaval são adaptadas de acordo com a história e a cultura local. Em geral, as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua.

Em 2021, foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Com uma mescla de estilos musicais, o gênero se evidenciou por sua riqueza melódica e deu origem a outras modalidades, como o frevo de rua, o frevo de bloco e o frevo canção.

Embora o carnaval tenha surgido na Europa, ele se espalhou por todas as partes do globo, unindo a cultura europeia à nativa (e à africana, muitas vezes) e dando origem a celebrações que são próprias de cada região. Quanto ao carnaval brasileiro, de maneira geral, já sabemos como a banda toca.