Quando posso usar negrito ABNT?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O uso de negrito no texto é pouco recomendado e deve ser usado apenas para dar destaque a letras ou a palavras quando não for possível destacá-las pela redação.

3.3 O recurso tipográfico (negrito, itálico ou grifo) é utilizado para destacar o elemento título da publicação, e deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. 3.4 As referências devem ser digitadas, usando espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separá-las.

O destaque tipográfico (negrito ou itálico) é utilizado no título, mas não no subtítulo se houver. O nome dos periódicos (jornais e revistas) também são destacados assim. Para referências de obras diferentes do mesmo autor, pode-se utilizar o underline (_), seguindo a ordem alfabética dos títulos e sem repetir nomes.

Título (em negrito): subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

1 – Nome da Instituição DE ENSINO
Formatação: Negrito; Caracteres Maiúsculos de preferência; Fonte Arial ou Times New Roman.

Como você pode ver, a citação direta é a cópia exata de um texto. Caso o documento original contenha algum tipo de grifo, como uma palavra em negrito, em itálico ou sublinhada, a sua citação deve ter esse tipo de grafia, acrescentada com a observação “grifo do autor”.

  1. Olá usuário do Quora,
  2. Quando você achar necessário.
  3. no caso você pode destacar algo com o negrito se for algo de alerta ou importante.
  4. Italico se for algo informativo ou de indicação.
  5. E sublinhado se for algo que deva ser gravado ou importante.

Para fazer a página de referências bibliográficas nas normas da ABNT é preciso:

  • Incluir referências em ordem alfabética;
  • Alinhar o texto à esquerda;
  • Utilizar espaçamento simples entre as linhas;
  • Incluir uma linha em branco após cada referência.

Formatação:

  1. Fonte em tamanho 10 (Arial) ou 12 (Times New Roman).
  2. Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
  3. Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda.
  4. Citação em itálico.
  5. Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita.
  6. A epígrafe fica no final da página e não deve ser indicado um título “epígrafe”.

Confira o modelo padrão a seguir. SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

As principais alterações foram: A indicação de autoria pessoa física, dentro dos parênteses, deve ser feita em letras maiúsculas e minúsculas. A indicação de autoria jurídica, dentro dos parênteses, deve ser feita pela sigla ou nome completo, em letras maiúsculas e minúsculas.

A atualização da Norma ABNT NBR 10520:2023 trata das citações em documentos diversos (incluindo pesquisas e escritas acadêmicas e científicas) mas não altera as Referências de nossas pesquisas. Importante destacar isto, já que as citações de fontes estão ligadas diretamente com nossas referências.