Quando Pedro fala de Paulo?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Freud disse “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”, essa frase diz não somente o sentido próprio dela. Diz também que quando falamos do outro, existe algo de muito nosso naquilo. Em partes isto é óbvio, mas nem sempre nos damos conta.

Cada um revela um pouco de si mesmo a partir do que identifica no outro.

Tem um meme clássico na internet que diz assim: “Quando Pedro me fala de João, sei mais de Pedro do que de João”. Esse meme está se referindo a função espelho da atribuição de significado.

Dr. Sigmund Freud.

Pedro assumiu a liderança da Igreja depois da ressurreição e ascensão de Cristo, conduziu os apóstolos e garantiu que a fé permanecesse viva entre os discípulos do Senhor. Já Paulo é o grande evangelizador. Por essas razões principais, ambos são considerados como pilares do cristianismo.

Conforme explicou João: “[Jesus] disse isso, significando com que morte havia [Pedro] de glorificar a Deus. E tendo falado isso, disse [a Pedro]: Segue-me” (João 21:19).

Freud disse “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”, essa frase diz não somente o sentido próprio dela. Diz também que quando falamos do outro, existe algo de muito nosso naquilo. Em partes isto é óbvio, mas nem sempre nos damos conta.

Na famosa passagem de Mateus 16.18, Jesus diz: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” e logo depois lhes dá as chaves do reino.

Jesus disse a Pedro que não tivesse medo. Dois dos amigos de Pedro, chamados Tiago e João, eram irmãos. Jesus disse a Pedro, Tiago e João que O seguissem e eles seriam “pescadores de homens”.

Relação entre o objeto e o amor
Segundo Signorini comenta, neste livro Freud indica que o amor é o estado que o sujeito atinge quando se sente igual à outra pessoa por quem se apaixona. “Ou seja, ao amar o sujeito passa a escolher um ideal que ele nunca conseguirá ter”, explica Signorini.